Cortejo etnográfico trouxe milhares de pessoas à Avenida Infante D. Henrique com tradições e recriações históricas

13 Julho 2019

O Cortejo Etnográfico da tarde deste sábado, inserido das XVI Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, percorreu a Avenida Infante D. Henrique durante quatro horas perante milhares de pessoas de pessoas e trouxe as tradições das 24 freguesias do concelho, recriações históricas e inovação na decoração dos carros alegóricos.
No Cortejo, participou uma delegação de Alenquer, tendo as freguesias de Ponta Delgada aproveitado a oportunidade para recriarem tradições populares e alusivas ao Culto do Divino, enquanto outras recriaram o "milagre das rosas" da Rainha Santa Isabel de Portugal, que deu origem às festividades em honra do Espírito Santo, a Batalha do Cascalho e os tempos de outrora, onde predominava a ligação intrínseca à terra e ao mar.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, o Presidente da Câmara de Alenquer, Pedro Folgado, e outros membros dos dois executivos, além do Presidente da Comissão das Grandes Festas da Nova Inglaterra, o emigrante micaelense João Medeiros, juntaram-se às milhares de pessoas que se perfilaram pela principal avenida de Ponta Delgada para assistirem a este cortejo, entre locais, emigrantes e turistas.
Um dado curioso a ter em conta foi o facto de várias Folias do Espírito Santo, além das já habituais referências ao Presidente da Câmara de Ponta Delgada, terem cantado quadras alusivas a Alenquer e ao autarca desta cidade do Distrito de Lisboa.
O cortejo, como habitualmente organizado pelas Juntas e Mordomias das 24 freguesias concelho de Ponta Delgada, integrou 26 carros de bois, 58 carros alegóricos, 19 folias e quatro agrupamentos musicais.
Como já foi anteriormente noticiado, o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho ficou ordenado, este ano, da seguinte forma: comitiva de Alenquer e freguesias de Pilar da Bretanha, Santo António, São José, Santa Clara, Santa Bárbara, Livramento, Mosteiros, Arrifes, São Sebastião, São Vicente, Sete Cidades, Ajuda da Bretanha, Ginetes, Capelas, Fenais da Luz, Fajã de Baixo, São Roque, Fajã de Cima, Covoada, Feteiras, Candelária, São Pedro, Remédios e Relva.
O Terço Cantado realizou-se no Salão Nobre, coordenado por um grupo de voluntários do Movimento Legião de Maria.
A finalizar a noite de sábado, o já habitual arraial, no palco da Praça do Município e no coreto das Portas da Cidade, com as atuações do Grupo de Violas da Relva e do Grupo de Folias do Espírito Santo da Covoada e com o concerto da Tuna de Mouronho, de Coimbra, e do grupo "Brumas da Terra", dos Arrifes.

Coroação com 76 coroas e 89 bandeiras das 24 freguesias

Recorde-se que a Coroação , que tem início às 16h00 de domingo, integra 76 coroas e 89 bandeiras das 24 freguesias.
Integram também a Coroação dos Impérios do Espírito Santo do Concelho de Ponta Delgada as seguintes filarmónicas: Banda Lira das Sete Cidades, Banda Lira de Nossa Senhora da Estrela da Candelária, Banda União de Amigos das Capelas, Banda Filarmónica de São Roque, Banda de Nossa Senhora dos Anjos da Fajã de Baixo, Banda Nossa Senhora de Oliveira da Fajã de Cima, Banda de Nossa Senhora dos Remédios, Banda Nossa Senhora das Neves da Relva, Banda Harmonia Mosteirense e Banda de Nossa Senhora da Luz, convidados e Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A Coroação sai do Campo de São Francisco, fazendo o já habitual percurso: Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua da Fonte, Rua Ernesto do Canto, Rua dos Mercadores e Praça do Município.
A Missa da Coroação, presidida por D. Carlos Azevedo e acompanhada pelo Coral de São Sebastião, realiza-se às 09h30 no Largo da Matriz, logo seguida da distribuição do Bodo de Leite (11h00), nas Portas da Cidade.
Às 20h30, tem início o arraial com Cantigas ao Desafio na Praça do Município e as atuações do Grupo de Cantares “Vozes do Mar do Norte” de Rabo de Peixe (21h30) e dos Tunídeos (22h30), ambas no Coreto das Portas da Cidade.