Encontro Nacional Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras a 4 novembro em Ponta Delgada

02 Novembro 2016

O Encontro Nacional Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras vai realizar-se, em Ponta Delgada, a 4 novembro, no Teatro Micaelense. A sessão de abertura está agendada para as 09h15.

Nesta iniciativa da Câmara de Ponta Delgada, participam 75 representantes de um total de 33 Municípios do território nacional e dos Açores, membros da Associação dos Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA), do Concelho Local de Educação e Presidentes de Junta de Freguesia.

À sessão de abertura, presidida pelo edil José Manuel Bolieiro, acompanhado do Vice-presidente da Câmara, Fernando Marques Fernandes, que tutela a pasta da Educação, segue-se a conferência “Os Municípios, as escolas as políticas educativas – Análise e debate segundo a questão e debate segundo a questão da(s) autonomia(s)”, pelo Professor João Pinhal, do do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.

Desde 2015 que Ponta Delgada é membro da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, sendo o encontro de sexta-feira o último dos três realizados este ano. O primeiro encontro realizou-se em Gondomar e o segundo em Santarém.

Após a conferência inaugural, decorrerá a terceira reunião da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, na qual, entre outros assuntos, será apresentado o oitavo Encontro das Cidades Educadores e o 15º Encontro Internacional em Cascais. Ao mesmo tempo, decorrerá a eleição da Comissão de Coordenação da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras para o próximo biénio.

No encontro nacional será perspetivada, com a União das Cidades e Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), a Rede Lusófona das Cidades Educadoras. Desta forma, Ponta Delgada se apresenta como o eixo das cidades da lusofonia e das cidades educadoras.

Refira-se que o “Açoriano Oriental”, o jornal mais antigo de Portugal, associa-se a esta iniciativa da Câmara Municipal, com a oferta de um exemplar do jornal a cada um dos participantes, o que simboliza o espírito de Ponta Delgada enquanto cidade educadora.

A Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras é atualmente constituída por 59 cidades.