Ponta Delgada vai ser palco de encontro literário “Arquipélago de Escritores”

13 Julho 2018

Em novembro, Ponta Delgada vai ser palco da primeira edição do encontro literário “Arquipélago de Escritores”, revelou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro.
O novo evento cultural vai ser promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada e produzido pelo conceituado escritor Nuno Costa Santos, estando prevista a participação de dezenas de escritores regionais, nacionais e internacionais.
Como referiu o edil, o evento visa a promoção do livro e da leitura, indissociáveis da Cultura e do desenvolvimento.
O anúncio foi feito pelo Presidente durante a inauguração da “II Festa do Livro dos Açores”, evento que tem lugar em Ponta Delgada até 29 de julho, numa iniciativa da Câmara Municipal e da Câmara do Comércio e Indústria com o apoio da Portos dos Açores.
O evento privilegia os livros de autoria, temática ou edição relacionadas com os Açores  e apresenta-se como uma oportunidade de encontrar títulos que não estão habitualmente disponíveis no mercado livreiro local e regional.
Estão calendarizados dez lançados de livros, sendo que estão disponíveis mil títulos, num total de mais de 10 mil livros.
José Manuel Bolieiro destacou o caráter cívico, empresarial e cultural da iniciativa, que acontece em período de época alta e é de dimensão regional, e conta com a participação da Direção da Cultura, Instituto Cultural de Ponta Delgada, Publiçor, Letras Lavadas, Leya Sol Mar, Bertrand e Servensino.
“Estamos perante um ato de cultura e uma atividade de valorização da capacidade instalada e da oportunidade de proporcionar um encontro entre a cultura, o livro, os leitores, os autores e os empresários”, afirmou o edil.
O autarca reiterou a aposta em fazer da cidade de Ponta Delgada “não apenas um lugar de receção e contemplação, mas também um lugar de atividades que enalteçam a componente cultural e cívica da cidadania a quem nos visita e a quem aqui reside”.
Acrescentou ainda importância de, com vista a engrandecer as iniciativas e criar sinergias, a Câmara Municipal estabelecer parcerias com outras entidades públicas e privadas.
A “II Festa do Livro dos Açores” visa contribuir para a diversificação da oferta turística, incentivar hábitos de leitura, promover o livro, valorizar os autores açorianos e apoiar o mercado livreiro.
Inaugurada hoje, no Passeio Marítimo em frente às Portas da Cidade, é de acesso é livre e estará aberta entre as 19h00 e as 23h00.
Para além da componente de exposição e de venda a preços especiais, terão lugar dez lançamentos de livros, potenciando a relação entre autor, livro e leitor.
Assim, a 14 de julho às 19h00 será lançado o livro “Corpo de Ilhas”, de Lélia Pereira Nunes, com apresentação de Vamberto Freitas.
A 16 de julho, às 19h00, terá lugar o lançamento do livro “A Epopeia da Retórica e a Voz do Palco na Obra de Antifone de Atenas”, de Anna Silva, e, no dia seguinte, também às 19h00, Sebastião Carlos da Costa Brandão e Albuquerque lança “Narrativas Insulanas”.
A 19 de julho, às 19h00, é lançado o livro “O Papel da Justiça do Menor na União Europeia”, de Rita Figueiredo Reis Rola, com apresentação de José Manuel Bolieiro.
No sexta, às 19h00, é lançada a reedição de “O Explorador Micaelense Roberto Ivens”, de Manuel Ferreira, com apresentação de José Ferreira Almeida, e no sábado, às 19h00, o destaque vai para “Para além das Nuvens – Aves dos Açores”, de Carlos Ribeiro, e com apresentação de José António Rodrigues.
Na terça-feira, é lançado “A Descendência do 1.º Visconde do Botelho”, de António Ornelas Mendes, com apresentação de José Reis Leite, e na quarta é lançado “Sorriso por Dentro da Noite”, de Adelaide Freitas, com apresentação de Álamo Oliveira. Ambos os lançamentos têm lugar às 19h00.
Na quinta-feira, 26 de julho, às 19h00, tem lugar o lançamento do livro “a Revolução Liberal de 1821 nos Açores”, de Luís Linhares, com apresentação de Carlos Melo Bento.
Por fim, no sábado, às 11h00, é apresentado o “Roteiro de Ponta Delgada”, de José de Almeida Mello, com apresentação de Luís Daniel, no lado norte da Igreja Matriz.