Passar para o Conteúdo Principal Top
Viver Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul é um Programa de Educação para o Desenvolvimento Sustentável, que em Portugal é promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), a Secção portuguesa da Fundação de Educação Ambiental (FEE).

300px_blue_flag_logo_svg_1_10

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras, portos de recreio, marinas e embarcações que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios: Educação Ambiental, Informação e de sensibilização do público, Qualidade da Água Balnear, a Gestão Ambiental da praia, Segurança e Serviços e Responsabilidade Social.

A Bandeira Azul é o símbolo do Programa nas praias e o indicador do cumprimento total dos critérios. A Bandeira Azul deve estar hasteada durante toda a época “Bandeira Azul”.

As zonas balneares do Concelho de Ponta Delgada que possuem Bandeira Azul são:
  • Praia das Milícias
  • Praia do Pópulo
  • Zona balnear Forno da Cal
  • Poços São Vicente Ferreira/Capelas
  • Poças Sul dos Mosteiros

2020 Zonas Balneares Galardoadas com a Bandeira Azul

Cada zona balnear galardoada tem nas suas instalações um Painel de Informação e um Código de Conduta que promove as boas práticas na zona balnear.

ÉPOCA BALNEAR: Início a 1 de junho e fim 30 de setembro

ÉPOCA BANDEIRA AZUL: Início a 1 de junho e fim 30 de setembro

 

Atividades de Educação Ambiental


A Educação Ambiental promove os objetivos do Programa Bandeira Azul, porque aumenta a consciencialização e a preocupação com o ambiente costeiro, lacustre e fluvial dos utilizadores que nele vivem, ou o usam para recreio; promove a formação em matéria ambiental do pessoal (funcionários) e dos fornecedores de serviços turísticos; encoraja a participação dos agentes locais na gestão das áreas costeiras, lacustres ou fluviais e promove o uso sustentável da área para o recreio e turismo.

O tema Bandeira Azul para 2021 é “Recuperação de Ecossistemas”.

O objetivo do tema escolhido é alertar que o "planeta é um ecossistema a recuperar". O tema integra-se na declaração, pela Assembleia Geral das Nações Unidas, do período 2021-2030, como "Década das Nações Unidas para a Recuperação dos Ecossistemas".
"Restaurar um ecossistema, terrestre ou marinho, é o processo de reverter a sua degradação e recuperar a sua funcionalidade ecológica; ou seja, é melhorar a produtividade e a capacidade que o ecossistema tem para responder às necessidades da sociedade. A recuperação de ecossistemas destruídos ou degradados contribui fortemente para a mitigação, a resiliência e a adaptação às alterações climáticas; para a proteção da biodiversidade; para a melhoria da saúde e bem-estar; para o acesso, justo e equitativo, a alimentos e água potável, bem como para equilíbrio social e económico, por exemplo com a criação de oportunidades de emprego.
Se um terço das áreas mais degradadas do planeta for restaurada, e protegidos os ecossistemas ainda saudáveis, é possível absorver e armazenar carbono equivalente a metade de todas as emissões humanas de gases de efeito de estufa e evitar a extinção de 70% das espécies ameaçadas." (fonte: ABAE, 2021).

Outros Programas da ABAE:

A ABAE tem outros programas da FEE com o objetivo de educar para a sustentabilidade como o Programa Green Key que promove o turismo sustentável e faz o reconhecimento de estabelecimentos turísticos, alojamento local, parques de campismo e restaurantes que executam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos e que promovem a Educação Ambiental para a Sustentabilidade. Para mais informações consulte a página da ABAE: www.abae.pt