Ponta Delgada reitera parceria do Geoparque Açores
O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, afirmou hoje, que é “um prestígio ao mais alto nível” fazer parte do Geoparque Açores e que “o município de tudo fará para continuar a levar a cabo tão nobre e importante missão da UNESCO”.
“O Geoparque Açores é uma verdadeira jóia do nosso território e por isso, é de missão, o nosso empenhamento na sua proteção e valorização. A Câmara Municipal de Ponta Delgada está empenhada a preservar a harmonia entre as comunidades e a Mãe Natureza, assegurando um futuro sustentável para todos”, afirmou o autarca.
Sérgio Rezendes, responsável pelo pelouro da cultura e da educação, falava durante um encontro com a comitiva de avaliadores da UNESCO, que estará na região durante 6 dias, com o intuito de reavaliar a posição do Geoparque Açores como parte integrante do Geoparque Mundial da UNESCO.
“A vossa presença aqui é de extrema importância para nós. Ponta Delgada desenvolve políticas visando valorizar as reservas da biosfera e um desenvolvimento ambiental equilibrado, à semelhança do que faziam os nossos antepassados, num permanente espírito de missão na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes, garantindo a preservação destes magníficos espaços”, reiterou.
Durante o encontro, que teve lugar no Posto de Turismo de Ponta Delgada e no Miradouro do Alto da Mãe de Deus, Sérgio Rezendes afirmou que “o Geoparque Açores é um legado precioso da natureza e da cultura, um elo de ligação entre o passado, presente e o futuro”, acrescentando “motivação para preservar esta herança única, delegada pelos nossos predecessores” e promover ações que “inspirem a comunidade a coexistir com o meio-ambiente”.
No final do seu discurso, o autarca assumiu “o compromisso de um desenvolvimento sustentável baseado na ciência, no conhecimento, na educação e na cultura por forma a valorizar os geossítios no nosso município. Assumimos a missão de proteger esse património e de o partilhar com o mundo, trilhando um caminho de prosperidade sustentável para a nossa região com o importante apoio da UNESCO”.
A Rede Europeia e a Rede Global de Geoparques têm como objetivo promover a partilha e cooperação de iniciativas comuns no âmbito do Património Geológico. Há 10 anos que o Geoparque Açores integra estas redes.
