Câmara Municipal de Ponta Delgada empenhada na recuperação das fortalezas de São Caetano e de Santa Clara
Conteúdo atualizado em3 de agosto de 2023às 11:42
Passar para o Conteúdo Principal
TopAgende o seu atendimento presencial ou online
Diretório de Serviços Municipais
Os nossos Serviços Online
![]()
A Câmara Municipal de Ponta Delgada está empenhada na recuperação das fortalezas de São Caetano e de Santa Clara, assegura o Vereador da Cultura Sérgio Rezendes.
O autarca reuniu com a Direção Regional da Cultura e com os presidentes de Junta de Freguesia do Livramento e de Santa Clara para fazer o ponto de situação da degradação das fortalezas de São Caetano e de Santa Clara.
No final do encontro, Sérgio Rezendes explicou que a Câmara Municipal de Ponta Delgada constituiu-se elemento de ligação entre o poder local e a Direção Regional da Cultura, entidade gestora dos imóveis, expressando a sua satisfação pelo facto de a Direção Regional da Cultura, tutelada por Duarte Nuno Chaves, estar a trabalhar nesses dossiers.
Do ponto de vista processual, a fortaleza de Santa Clara está num nível mais avançado, tendo já as equipas arqueológicas elaborado o levantamento no terreno, avançou o vereador, empenhado em colocar esses processos na ordem do dia e em desenvolver a componente processual com a maior celeridade possível, vontade também expressa pelo diretor regional da Cultura.
Ambas as fortalezas são de autor desconhecido e do século XVII. O de Santa Clara defendia a área do primitivo porto e baía de Santa Clara antes da construção do porto artificial. Quadrangular, tem cinco canhoneiras e conheceu obras de beneficiação na transição dos séculos XVIII para XIX. O de São Caetano será um pouco mais moderno, construído entre 1662 e 1672 por iniciativa do Capitão Sebastião Raposo do Amaral. Em conjunto com as restantes cinco fortalezas e Muralha das Milícias, interditava desembarques nos areais de São Roque, cruzando fogos à direita com o forte de São José e à esquerda, com o forte do Livramento. De baluarte regular e 10 canhoneiras, conheceu importantes obras na II Guerra Mundial ao alojar duas posições de metralhadoras pesadas, ainda existentes.