Câmara Municipal de Ponta Delgada aprova voto de congratulação ao Astrofísico Pedro Machado
Conteúdo atualizado em12 de julho de 2023às 14:04
Passar para o Conteúdo Principal
TopAgende o seu atendimento presencial ou online
Diretório de Serviços Municipais
Os nossos Serviços Online
![]()
O Município de Ponta Delgada levou, esta quarta-feira, a reunião ordinária, um voto de congratulação ao investigador Pedro Machado, pela atribuição do seu nome ao asteróide 2001 QN160.
Este voto, aprovado por unanimidade, narra que “a atribuição da designação do asteróide, descoberto há pouco mais de 20 anos, ao astrofísico açoriano foi anunciada pela União Astronómica Internacional, por indicação do Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de pequenos corpos, durante a Conferência de Asteróides, Cometas e Meteoros, que decorreu em Flagstaff, no estado do Arizona, nos Estados Unidos da América”.
O referido astrofísico açoriano nasceu “em 1967, na freguesia de São José, Pedro Machado viveu a sua infância e juventude no concelho de Ponta Delgada, tendo estudado na Escola Secundária Antero de Quental”.
Ao completar “18 anos de idade partiu para Lisboa para levar a cabo os seus estudos universitários, sendo que é hoje é doutorado em Astrofísica pela Universidade de Lisboa e pelo Observatório de Paris (Universidade da Sorbonne)”, relata ainda o voto.
Desde então, este investigador açoriano tem dado a conhecer o seu trabalho, em diversas partes do mundo, incluindo a sua terra natal, realizando “várias conferências expressando com simplicidade a complexidade do universo, e publicado em diversas revistas da especialidade de Astronomia e Astrofísica”.
Pedro Machado é, assim, um pontadelgadense de gema, que continua a levar o nome de Ponta Delgada e dos Açores além fronteiras.
Com este voto, o Município de Ponta Delgada expressa de forma pública o seu orgulho e destaca como exemplo este pontadelgadense que “foi homenageado pelo Grupo de Trabalho para a Nomenclatura de Pequenos Corpos, da União Astronómica Internacional, com a atribuição do seu nome a um asteroide”, tornando-se, assim, “o terceiro português a ver o seu nome no espaço”.