Ponta Delgada assinala “Dia Mundial da Poesia” com lançamento de livro de José Enes e distribuição de poesia na rua

16 Março 2018

O Dia Mundial da Poesia, que se regista a 21 de março, será comemorado em Ponta Delgada com uma série de eventos dentro e fora de portas com o objetivo de sensibilizar para este estilo literário.
A sessão comemorativa mais emblemática e que encerra as comemorações locais acontece, contudo, a 22 de março, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada de lançamento oficial do livro “José Enes - Obra Poética”, que inclui “Montanha do Meu Destino” (poemas inéditos) e “Água do Céu e do mar” (reedição).
Nesta iniciativa, em que se homenageia, também, o antigo e primeiro Reitor da Universidade dos Açores, vão intervir João Luís Gaspar, Maria Fernanda Enes (viúva de José Enes) e Miguel Gaspar.
Mas é no dia mundial, 21 de março que, não só serão colocados, no Largo da Matriz, cavaletes com poemas de Natália Correia, Florbela Espanca, Sophia de Mello Breyner Andersen, Antero de Quental, Fernando Pessoa e Luís de Camões, como também haverá uma banca de livros de poetas açorianos e serão distribuídos 600 poemas por todos os interessados.
No mesmo local, duas turmas da Escola Roberto Ivens vão declamar poemas, fixados em flores de papel, que serão depois colocadas num canteiro, simbolizando, também, o início da primavera.