Presidente da Câmara de Ponta Delgada associa-se à homenagem da Junta do Livramento a João Bosco Mota Amaral

26 Novembro 2016

O Presidente da Câmara de Ponta Delgada associou-se, esta sexta-feira à noite, à homenagem da Junta de Freguesia do Livramento ao primeiro Presidente do Governo Regional dos Açores, João Bosco Mota Amaral, numa cerimónia que se realizou no Cinema Lounge, nesta freguesia do concelho.

Mota Amaral recebeu o título de “Honra do Livramento”, o mais elevado galardão honorífico da freguesia, tendo sido ainda distinguindo como Cidadão Honorário.

Esta homenagem foi deliberada, por unanimidade, pela Assembleia de Freguesia, sob proposta da Junta do Livramento.

Trata-se, como disse o Presidente da Câmara, de uma homenagem justa ao primeiro presidente da Assembleia da República e fundador da autonomia dos Açores.

Mota Amaral, foi um estadista que, ocupando as mais relevantes funções e cargos a nível do Estado, nunca deixou de pensar e defender os Açores.

José Manuel Bolieiro deixou uma palavra de apreço à Junta de Freguesia do Livramento por saber distinguir os melhores de entre todos nós e aqueles que não merecem a nossa indiferença.

O Presidente da Câmara Municipal disse associar-se à homenagem da Junta do Livramento ao primeiro Presidente do Governo Regional dos Açores, considerando tratar-se de uma atitude de excelência e de uma homenagem pessoal e institucional, que distingue o mérito, a ação e a conduta.

João Bosco Mota Amaral já foi agraciado a nível internacional, nacional e regional, mas, segundo José Manuel Bolieiro, “não rejeitou a homenagem que hoje lhe presta o Livramento, o que prova o seu empenho e humildade.

“A personalidade de Mota Amaral não se esgota na abstração do institucional, mas eleva o relacionamento com cada uma das pessoas com quem trava conhecimento. É uma pessoa distinta, reconhecida e querida por todos” - acentuou.

João Bosco Mota Amaral, emocionado, mostrou-se surpreendido com a homenagem pela Junta do Livramento e disse: “muito me admira que ainda se lembrem de mim”.

Quanto à distinção de que foi alvo, afirmou que evocará sempre “com muita honra”.

A anteceder as duas intervenções já referidas, Pedro Gomes, Presidente da Assembleia de Freguesia do Livramento referiu que homenagear João Bosco Mota Amaral “é celebrar a Autonomia dos Açores, uma das maiores conquistas do 25 de abril”.

Já o Presidente da Junta de Freguesia do Livramento, Luís Cordeiro, agradeceu ao primeiro Presidente do Governo açoriano o facto de ter aceite “a nossa humilde homenagem”.

Ponta Delgada, 26 de novembro de 2016
Lubélia Duarte