José Manuel Bolieiro defende o povo e a democracia como conceitos essenciais do Poder Local

27 Novembro 2016

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinalou, este sábado, os 40 anos do Poder Local nos Açores, com a apresentação, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, do livro "Poder Local nos Açores 40 anos - 1000 presidentes", da autoria de José Andrade.

O Presidente José Manuel Bolieiro, que encerrou a sessão, saudou a “substância” do livro e o seu o autor, bem como os antigos Presidentes de Junta e de Câmara presentes na cerimónia, destacando o que, na sua opinião, são os dois grandes conceitos do Poder Local: o povo e a democracia.

José Manuel Bolieiro referiu que “o povo e a democracia simbolizam o Poder Local”, sublinhando que é que relembrar, sempre, que “o povo tem grandes expetativas relativamente aos eleitos locais e temos essa missão a cumprir para que a política tenha mais credibilidade e excelência”.

Os eleitos locais são, adiantou o Presidente do maior Município dos Açores, são como um “Provedor”, que tem de trabalhar para responder às ambições da comunidade, das famílias, dos com abrigo e dos sem abrigo”.

“Trabalhamos com o coração e com a razão, e é isso que se espera do Poder Local” - disse José Manuel Bolieiro, acentuando que todos aqueles que abraçaram a missão de Autarcas “são pessoas de honra e de bem, que exercem uma missão com o povo e para o povo. Os eleitos locais merecem respeito, porque prestigiam a democracia e são os que mais próximos estão do povo”.

Na mesa de honra desta cerimónia, em que a maior Autarquia açoriana assinalou os 40 anos do Poder Local nos Açores, estiveram, para além do Presidente da Câmara e do autor do livro, José da Costa Melo, que foi Presidente da Junta de Freguesia de Relva durante décadas, Berta Cabral, antiga Presidente da Autarquia de Ponta Delgada e Ernesto Resendes, da editora “Letras Lavadas”.

José da Costa Melo e Berta Cabral deixaram o seu testemunho do tempo em que exerceram funções no Poder Local, com o primeiro a salientar que “a vida de um autarca de freguesia nunca é fácil e exige espírito de entreajuda, altruísmo e solidariedade”.

Já Berta Cabral considerou ser “uma honra e privilégio” estar presente na evocação dos 40 anos do Poder Local na Câmara de Ponta Delgada, elogiando o trabalho de José Manuel Bolieiro como Presidente da Autarquia e considerando o livro de José Andrade como importante para a História.

“José Manuel Bolieiro tem sabido agir, com eficácia, sabedoria e equilíbrio as políticas sociais e inclusivas, a coesão territorial e a proximidade com a diáspora”. - disse.

Por seu lado, José Andrade falou sobre o seu livro, destacando o facto de mais de mil autarcas açorianos presidiram às 19 câmaras municipais e às 155 juntas de freguesia da Região Autónoma dos Açores, durante os últimos 40 anos, na sequência das 11 eleições autárquicas realizadas desde 1976.

Editado pela “Letras Lavadas”, o livro tem dois prefácios da autoria dos presidentes que exerceram o maior número de mandatos consecutivos nas autarquias açorianas, nomeadamente, José Carlos Carreiro (Nordeste), e João Carlos Macedo (Fajã de Baixo).

São 400 páginas que apresentam uma retrospetiva dos sucessivos presidentes de câmara e de junta em todos os concelhos açorianos e em cada uma das suas freguesias, com uma evolução dos resultados eleitorais e uma caracterização da situação atual. Isto para além de curiosas informações estatísticas.

Ponta Delgada, 27 de novembro de 2016
Lubélia Duarte