Câmara assinala Dia da Restauração da Independência Eduardo Cintra Torres e Eduardo Ferraz da Rosa

28 Novembro 2016

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai assinalar o Dia da Restauração da Independência de Portugal, 1 de dezembro, feriado nacional.

A efeméride decorrerá a 1 de dezembro, a partir das 10:45, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a conferência “A multidão das Alterações de Évora na origem da Restauração”, pelo professor Eduardo Cintra Torres, contando, ainda, coma participação do professor Eduardo Ferraz da Rosa.

Os Açores, mais precisamente a Praia da Vitória (ilha Terceira), e os Fenais da Luz, local onde, atualmente, se situa o Campo de Golfe da Batalha concelho de Ponta Delgada.

No tempo da Dinastia Filipina, foi na Praia da Vitória que se travou a batalha da Salga (1581). Ali, foi Portugal.

Foi na então vila terceirenseque o pretendente ao trono de Portugal, D. António Prior do Crato, foi aclamado rei aquando do seu desembarque nesta localidade em 1582.

Posteriormente, no contexto da Restauração da Independência Portuguesa, foi na Praia que se deu a aclamação de João IV de Portugal, quando da chegada de Francisco Ornelas da Câmara à Terceira.

Já no local histórico da Batalha, junto à entrada do Campo de Golfe, ou seja a sul da freguesia de Fenais da Luz, morreram 75 soldados e um oficial, das tropas de D. António Prior do Crato e das tropas Filipinas, no ano de 1582.

Ponta Delgada, 28 de novembro de 2016