Ponta Delgada reforça os livros nas bibliotecas escolares do 1º ciclo e expande o mesmo processo ao ensino pré-escolar

30 Novembro 2016

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinalou, hoje, o Dia Internacional da Cidade Educadora, com os protocolos de apoio às bibliotecas escolares do 1.º ciclo do ensino básico e do ensino pré-escolar do Concelho.

O Presidente do Município de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, assinou os protocolos com as escolas Canto da Maia, Roberto Ivens, Arrifes, Capelas e Ginetes, cumprindo o seu compromisso de, no ano letivo 2016/2017, prosseguir com o reforço dos livros nas bibliotecas escolares e expandir o mesmo processo ao ensino pré-escolar.

Durante esta cerimónia, o Presidente da Autarquia afirmou que: “Nós somos mais do que uma cidade educadora, nós somos um Concelho educador”.
“Estamos aqui, hoje, a tratar do futuro com os pés bem assentes no presente, porque o Município de Ponta Delgada quer ser um parceiro educativo das suas escolas”, realçou José Manuel Bolieiro.

O Presidente do Município referiu que “não há decisão que tenha sucesso sem a aprovação do destinatário e uma boa implementação. Por isso, estamos gratos por ter sido possível a concretização deste programa de apoio às bibliotecas escolares e, principalmente, pela sua expansão ao ensino pré-escolar”.

“Inscrevemo-nos nas Redes Nacional e Internacional de Cidades Educadoras não pelo imediatismo, mas sim para partilharmos o que fazemos e vermos o que podemos fazer mais, em prol da educação como ferramenta de transformação social”, adiantou o Autarca.

Este programa de apoio às bibliotecas escolares teve início no ano letivo 2014/2015 e começou com uma doação de 2.000 livros às escolas do 1.º ciclo do ensino básico do Concelho. No ano seguinte, com a assinatura dos protocolos, as escolas receberam mais 1.955 livros e este ano irão receber 1.200 livros para o 1º ciclo e mais 700 livros para o ensino pré-escolar.

Após a assinatura destes protocolos, cerca de 60 crianças dos ATL do Município montaram, no Salão Nobre, um puzzle com os 20 princípios das Cidades Educadoras, deixando claro qual o papel de Ponta Delgada, enquanto Cidade Educadora, na comunidade escolar.

Ainda para assinalar o Dia Internacional da Cidade Educadora, o Presidente da Autarquia publicou um vídeo a falar sobre a importância de Ponta Delgada como Cidade Educadora.

#diainternacionaldacidadeeducadora #apoiobiblioteas #bibliotecasescolares #pdl #cmpd #pontadelgada

Ponta Delgada, 30 de novembro de 2016
Rita Resendes