Município de Ponta Delgada homenageia o Professor Gustavo Fraga

30 Novembro 2016

O colóquio “Gustavo de Fraga: Pensamento e Obra” realizou-se, hoje, na Universidade dos Açores e encerrou com uma homenagem do Município de Ponta Delgada a Gustavo de Fraga.

José Manuel Bolieiro, durante este colóquio que foi dividido em três painéis de comunicações e um painel de testemunhos, afirmou que: “O professor Gustavo de Fraga foi, fruto da sua personalidade, de elevadíssima categoria intelectual e de pensamento filosófico universal, uma referência de cultura para a sua geração”.

O Autarca realçou que “é um orgulho que (este intelectual) seja Açoriano e que tenha vivido parte significativa da sua vida pessoal e coletiva em Ponta Delgada e na Universidade dos Açores”.

“O legado da sua vida e obra imortaliza-o no registo da história da filosofia em Portugal, do Ensino Superior e na Universidade dos Açores. E é isso que sinalizo, aqui e agora, de forma simbólica, com a entrega, à família, desta placa que torna público o nosso reconhecimento e louvor ao Professor Gustavo de Fraga” referiu José Manuel Bolieiro, no momento da homenagem.

O colóquio “Gustavo de Fraga: Pensamento e Obra” surgiu de uma parceria entre a Universidade dos Açores, a Universidade Católica Portuguesa e o Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e centrou-se nesta figura da intelectualidade portuguesa do século XX, que foi o principal impulsionador, em Portugal, dos estudos filosóficos e da fenomenologia, Gustavo de Fraga.

No fundo, este colóquio tratou-se de uma homenagem a este açoriano que deu provas do seu valor, não só através da sua obra consagrada, a nível nacional e europeu, no domínio da Filosofia, como também a nível da sua intervenção cultural alargada, dentro e fora da Universidade dos Açores, instituição de que foi um dos pilares fundadores.

#homenagem #coloquio #gustavofraga #uaç #pdl #cmpd #pontadelgada

Ponta Delgada, 30 de novembro de 2016