Câmara orgulha-se de estar associada ao resgate da obra de Domingos Rebêlo

05 Dezembro 2016

O livro “Domingos Rebêlo: Pinturas”, foi apresentado, este sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Ponta Delgada, precisamente no dia em que o Pintor açoriano, nascido nesta cidade, completaria o seu 125º aniversário de nascimento.

As obras de Domingos Rebelo, um dos maiores pintores contemporâneos portugueses, estão agora reunidas em livro, editado pela “Letras Lavadas”.
Na cerimónia estiveram presentes dezenas de pessoas, e várias entidades locais e regionais, ficando na mesa de honra o Presidente José Manuel Bolieiro, o Secretário Regional da Cultura, Avelino Meneses, o neto do Pintor, Jorge Rebêlo, o Professor José Porfírio, que apresentou o livro e o editor Ernesto Resendes.

José Manuel Boleiro agradeceu ao Secretário Regional da Cultura por ter aceite o convite para estar presente na apresentação de um livro que reúne os trabalhos de um dos nossos maiores, e ao neto de Domingos Rebêlo por se ter aliado à Câmara de Ponta Delgada no sentido de resgatar uma das maiores referências da portugalidade e da açorianidade.

Reconheceu, por outro lado, o trabalho do empresário Ernesto Resendes e a presença do Professor José Porfírio, manifestando “um enorme orgulho pelo facto da Câmara estar associada ao resgate de um dos nomes maiores da Pintura açoriana, nacional e internacional.

“Hoje, dia em que Domingos Rebêlo completaria 125 anos, evocamos a vida. Porque é a vida e a obra que temos de enaltecer. Devemos, sempre, evocar e vida e a obra daqueles que contribuíram para o que somos hoje e mostrar que a cultura não é um património de elites. É do povo! Devemos envolver toda a comunidade e dar a conhecer a nossa cultura” - acentuou.

José Manuel Bolieiro sublinhou a importância de resgatar a cultura que os açorianos deram ao mundo, porque estamos perante a referência do que fomos e não podemos esquecer aqueles que contribuíram para o que hoje somos”.
Ainda sobre o livro agora lançado, o Presidente da Câmara deixou uma referência de gratidão ao Pintor Urbano, pelo excelente trabalho artístico na obra “Domingos Rebêlo – Pinturas”.

Apresentado pelo Professor José Porfírio, o livro reúne os 60 anos da obra de Domingos Rebêlo, e, segundo disse o seu neto, no mesmo podem ser apreciadas pinturas “mais intimistas e icónicas”.

Jorge Rebêlo referiu que o livro tem 160 páginas e resulta do trabalho de 12 pessoas, adiantando que “a pintura é apresentada de forma cronológica, desde o início da carreira.

Visivelmente emocionado, Jorge Rebêlo acrescentou que, na mesma obra, todos os interessados, podem ficar a conhecer a cronologia sobre a vida do pintor, havendo, ainda, textos do pintor Tomaz Borba Vieira, que foi aluno de Domingos Rebêlo, e de Leonor Almeida Pereira, curadora da última exposição sobre o pintor, realizada no Museu Carlos Machado.

Para o neto de Domingos Rebêlo, o livro apresenta-se como “mais uma oportunidade para reforçar a ideia que ando a trabalhar, que é criar um espaço físico, onde a obra do meu avô possa estar em exposição permanente.

O Professor José Porfírio fez questão de sublinhar que o livro “Domingos Rebêlo – Pinturas” é “para ver”, tendo-se debruçado sobre a vida e a obra do Pintor.

Já o Secretário Regional da Cultura, Avelino Meneses, destacou o percurso de vida do grande Pintor e a imensa obra que Domingos Rebêlo deixou como legado.

Por seu lado, o empresário Ernesto Resendes fez questão de sublinhar o “enorme orgulho por ser parte deste trabalho de grande valor”.

Ernesto Resendes mostrou a todos os presentes uma edição exclusiva do livro em formato grande, o qual foi assinado por todos quantos se sentaram na mesa de honra (José Manuel Bolieiro, Jorge Rebelo, José Porfírio, Avelino Meneses e o próprio Ernesto Resendes), para ser entregue, posteriormente, ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Saliente-se que o Pintor está representado em mais de 60 instituições em Portugal e por todo o mundo.

#domingosrebelo #livro #pontadelgada #camaramunicipal #josemanuelbolieiro

Ponta Delgada, 5 de dezembro de 2016