Ponta Delgada assinala Dia da Restauração da Independência

27 Novembro 2017
Rita Resendes

A Câmara Municipal de Ponta Delgada irá assinalar o dia da Restauração da Independência Nacional, a 1 de dezembro, sexta-feira, nos Paços do Concelho.
Esta iniciativa, promovida pela Autarquia, em conjunto com Delegação da SHIP (Sociedade Histórica da Independência de Portugal) nos Açores e em colaboração do Comando Militar dos Açores, terá início, na Praça do Município, pelas 11h00, com o hastear das bandeiras ao som dos Hinos dos Açores e de Portugal.
Após este momento, haverá uma Sessão Histórico-Cultural, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde usarão da palavra o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e o Delegado da SHIP nos Açores, Eduardo Ferraz da Rosa.
Nesta sessão comemorativa, haverá, também, uma conferência subordinada ao tema "Restauração – História, Ideologia e Memória”, que será proferida pelo Prof. Doutor Luís Reis Torgal e tem como objetivo explorar o contexto em que surgiu este golpe de estado revolucionário ocorrido a 1 de dezembro de 1640.
O orador desta conferência, Luís Reis Torgal, é um professor catedrático, aposentado, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que terminou o seu doutoramento em 1978, nas áreas de História Moderna e Contemporânea, como uma Tese sobre a “Ideologia política e teoria do Estado na Restauração”.
Ao longo da sua carreira, Luís Reis Torgal também publicou vários textos, artigos e livros sobre importantes temas, que foram vistos como grandes contributos para muitas universidades portuguesas e estrangeiras, entre elas as Universidades de Aveiro e dos Açores, a École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, a University of Birmingham, a Universidad de Salamanca, a Università degli Studi di Bologna, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a Universidade Federal do Paraná (Curitiba) e a Universidade Federal do Ceará (Fortaleza).
Para além de um distinto percurso académico, Luís Reis Torgal também foi o fundador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX, da Universidade  de Coimbra e diretor da Revista “História das Ideias” e da revista “Estudos do Século XX”.