José Manuel Bolieiro reforça relações com Montreal

22 Novembro 2017

A cooperação entre os eleitos locais dos Açores e da Diáspora, para valorização das diferentes comunidades açorianas, foi o tema central do encontro que o presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada manteve segunda-feira com o presidente da Câmara Municipal de Anjou, na cidade de Montreal.
José Manuel Bolieiro e Luís Miranda trocaram impressões sobre a situação atual da comunidade portuguesa radicada na província canadiana do Quebeque, maioritariamente constituída por açorianos provenientes da ilha de S. Miguel, concluindo pela “conveniência de estreitar as relações institucionais entre os dois lados do Atlântico”.
A área metropolitana de Anjou, integrada na cidade de Montreal desde 2001, compreende 14 quilómetros quadrados com cerca de 46 mil habitantes, incluindo 5% de naturalidade açoriana, e acolhe duas mil empresas na sua zona industrial, que atraem diariamente mais de 35 mil trabalhadores.
O “maire” de Anjou, Luís Miranda, é natural da ilha de S. Miguel e preside aos destinos da antiga cidade há 28 anos consecutivos, tendo sido reeleito a 5 de novembro para um sétimo mandato, com mais de 55% dos votos.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada aproveitou a oportunidade para convidar o presidente da Câmara de Anjou a visitar oficialmente a maior cidade açoriana, convite que foi aceite e poderá concretizar-se já no próximo mês de maio, por ocasião das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres.
Depois da reunião de trabalho na Câmara Municipal de Anjou, José Manuel Bolieiro visitou a Caixa Portuguesa de Montreal para reunir com o seu presidente do conselho de administração e governador da Fundação DesJardins, Emanuel Linhares, também natural da ilha de S. Miguel.
Esta instituição financeira cooperativa, fundada em 1969, apresenta anualmente um volume de negócios superior a 400 milhões de dólares e desenvolve uma atividade reconhecida ao serviço dos cerca de 45 mil portugueses que se encontram recenseados na região metropolitana de Montreal.
Sob presidência açoriana há 17 anos, a Caixa Portuguesa desenvolve ação benemérita a favor das instituições comunitárias relacionadas com a identidade cultural dos Açores, designadamente apoiando o funcionamento das escolas portuguesas da província do Quebeque.
José Manuel Bolieiro terminou assim a sua visita oficial de cinco dias às duas maiores comunidades açorianas radicadas no Canadá, que se iniciou em Toronto com um encontro com o Ministro das Finanças, Charles Sousa, no Parlamento do Ontário.
A Vice-presidente da Câmara Municipal de Toronto, Ana Bailão, a deputada provincial do Ontário, Cristina Martins, e a deputada federal do Canadá, Julie Dzerowicz, foram outros responsáveis políticos contactados pelo presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que se encontrou ainda com os cônsul-gerais de Portugal em Toronto e em Montreal, Luís Barros e José Guedes de Sousa.
O responsável máximo do maior município açoriano visitou igualmente as Casas dos Açores do Ontário e do Quebeque, foi distinguido pela Confraria de Saberes e Sabores da Casa das Beiras e participou, como convidado de honra, na gala comemorativa do 36º aniversário do Grupo Folclórico Transmontano de Toronto, presidido por Ana Costa, natural de Ponta Delgada.