Câmara renova compromisso de continuar a apoiar e valorizar as nossas filarmónicas

20 Novembro 2017
Rita Resendes

A Vereadora Maria José Lemos Duarte, em nome do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, afirmou, este sábado, na inauguração da nova sede da Banda Filarmónica Lira de São Roque, que “temos de continuar a valorizar as filarmónicas, que são parte integrante da cultura tradicional de Ponta Delgada e dos Açores em geral”.
“A nossa Autarquia vai continuar a apoiar os elementos que fazem a cultura local e a trabalhar em cooperação com os agentes culturais, entre os quais estão as filarmónicas. Tudo isto em prol da valorização das nossas tradições, costumes e cultura popular. Apoiar, promover e divulgar. Fizemos ontem, fazemos hoje e faremos amanhã a bem da cultura com liberdade”, adiantou Maria José Lemos Duarte.
A Vereadora, que tutela a área da cultura, também “enalteceu o trabalho de qualidade que é desempenhado pelas nossas bandas filarmónicas, mesmo, numa altura em que há menos verbas para fazer uma oferta cultural de qualidade. As nossas filarmónicas não só marcam a nossa identidade popular, como desempenham um papel insubstituível na dinamização cultural das nossas freguesias e na formação dos nossos jovens”.
Maria José Lemos Duarte ainda aproveitou o momento para salientar que “dando seguimento à sua política cultural, a Câmara celebra anualmente, com as bandas filarmónicas do Concelho, vários protocolos que disponibilizam uma série de apoios materiais para o desenvolvimento da sua atividade, nomeadamente na formação de jovens e na animação cultural do Concelho”.
A Filarmónica Lira de São Roque foi fundada em 1899 e, agora, inaugurou a sua nova sede, numa casa situada na rua Dr. Eduardo Andrade Pacheco. Um edifício recuperado, que marcou o nascimento desta banda, já que foi a primeira sede desta filarmónica.