Autarquia tem orgulho em apresentar o que é feito na “Casa dos Manaias”

07 Dezembro 2016

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, hoje, na inauguração do presépio de Natal feito pelos utentes da “Casa Manaias”, afirmou que “é importante ter estratégia para as pessoas. É preciso combater a tendência de esquecer quem está excluído ou em risco de exclusão social”.

José Manuel Bolieiro, acompanhado pela Vereadora Fátima Rego Ponte e os responsáveis pela Divisão da Ação Social da Autarquia, referiu que: “A Casa dos Manaias era um edifício abandonado no centro histórico da cidade, que foi recuperado, há semelhança do que é feito com os que frequentam este espaço e participam neste projeto”.

“A liberdade das pessoas tem de ser puxada para a integração e não para o abandono” salientou o Presidente da Autarquia.
O Presidente do Município expressou “orgulho em apresentar o que é feito neste projeto pelas mãos dos utentes da Casa dos Manaias” e realçou que os colaboradores da Divisão da Ação Social “estão a fazer um belo trabalho ao serviço das pessoas, conhecendo-as, no seu meio e com as suas vivências”.

Quanto ao presépio, José Manuel Bolieiro destacou que “com a sua construção os utentes descobriram Ponta Delgada antiga, reproduzindo vários dos seus emblemáticos edifícios, a partir de um trabalho de pesquisa”.

A Vereadora Fátima Rego Ponte, que tutela a área da Ação Social, fez ainda questão de deixar registado que “os utentes da Casa dos Manaias trouxeram à cidade uma verdadeira obra de arte, que já faz parte do roteiro de presépios de Ponta Delgada”.
O presépio conta com um total de 160 figuras e cerca de 35 casas, que foram construidas pelos 22 utentes da “Casa dos Manaias”, ao longo de 5 meses.

Os principais materiais utilizados foram: esferovite; cartão; madeira; tronco de palmeira; papel; cascalho; farelo; palha e verduras (musgo e cedros).
Os serviços florestais de Nordeste disponibilizaram 20 cedros, 20 pinheiros e 10 azevinhos que após o termino do presépio servirão para a ornamentação da horta social.

O presépio, que poderá ser visitado de 7 de dezembro a 6 de janeiro (Rua Luís Soares de Sousa, nº 21), faz referência às Sete Cidades, à cidade de Ponta Delgada antiga (século XVIII) e retrata alguns dos costumes e tradições da ilha de São Miguel.

Neste mesmo espaço, estão em exposição 4 telas pintadas em acrílico e 4 quadros com aplicação de casca de ovo pintados também pelos utentes da “Casa Manaias”.

#casadosmanaias #presépio #natal #cmpd #pontadelgada #pdl

Ponta Delgada, 07 de dezembro de 2016