Município de Ponta Delgada vai pagar inscrição das escolas abrangidas pelo programa Eco-Escola no valor de 70 euros

08 Novembro 2017
Gabinete de Imprensa

A Autarquia de Ponta Delgada vai pagar a inscrição das escolas abrangidas pelo programa Eco-Escola, no total de 70 euros. Valor que se refere à comparticipação da taxa a pagar à Foundation for Environmental Education (FEE) por cada Eco-Escola, produção, distribuição e envio de materiais, possibilidade de participação nos sub-projetos, formação creditada e não creditada, apoio técnico-pedagógico e comunicação, além dos custos inerentes à atribuição do Galardão: produção das bandeiras e certificados, organização do Dia Bandeiras Verdes, entre outras.
A decisão surge na sequência de um protocolo agora assinado entre o Município de Ponta Delgada e a Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), através do qual as duas entidades se comprometem a implantar e desenvolver do Programa Eco-Escolas no concelho.
Nos termos da parceria, considerada fundamental para o desenvolvimento integral do Protocolo nas escolas inscritas, a Autarquia compromete-se a reconhecer a importância do desenvolvimento do “Eco-Escolas” nos estabelecimentos de ensino que fazem parte deste programa.
Além isso, vai apoiar, dentro das possibilidades do Município, as iniciativas que escolas se propõem desenvolver, nomeadamente através da participação no Conselho Eco-Escolas.
Já a Associação Bandeira Azul da Europa atribuirá ao Município o acesso com login, à plataforma Eco-Escolas em https://ecoescolas.abae.pt/plataforma para consulta de toda a documento das suas escolas (fichas e acompanhamento, relatórios de candidatura ao galardão, ações, entre outras.
A ABAE vai, ainda, privilegiar o desenvolvimento de ações com as autarquias parceiras e colaborar ou participar com o Município parceiro na realização de ações ou eventos de educação ambiental para a sustentabilidade promovidos pela Câmara e que evolvam as escolas.
A mesma associação acompanhará, em termos de formação e informação, todas as escolas inscritas no “Eco-Escolas”, além de listar no site ABAE/Eco-Escolas (https://ecoescolas.abae.pt) as autarquias parceiras com linking para a respetiva página municipal.
A ABAE vai, entretanto, incluir a página pública online de cada escola do concelho, mencionando a parceria do Município na implementação do programa, bem como uma breve descrição do concelho.
Fará, ainda, constar, nos certificados “Eco-Escolas”, entregues a cada escola galardoada, a declaração do apoio do Município. Todas as escolas dos concelhos com os quais se estabelece parceria terão o seu certificado respetivo, chancelado pela respetiva Autarquia, entre outras ações.