José Manuel Bolieiro considera “imperdoável” não se apostar no processo educativo com meios adequados

02 Novembro 2017
Lubélia Duarte

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada considerou, esta terça feira à noite, nas Capelas, ser “imperdoável” não se apostar no processo educativo com os meios adequados, mas com remendos, para que professores e alunos possam ter melhores condições.
“Uma comunidade educativa que não for capaz de exigir um futuro melhor, compromete esse futuro. A comunidade educativa da EBI das Capelas tem razão ao exigir melhores condições. Não se está em gratidão quando se fazem obras de reabilitação mínima. Quando há uma escolha de prioridades, é imperdoável não se apostar no processo educativo, seja em meios físicos ou humanos” - frisou José Manuel Bolieiro.
O Autarca falava na cerimónia de entrega de prémios de mérito escolar da Básica Integrada de Capelas (ano letivo 2016/2017), que decorreu no Auditório deste estabelecimento de ensino.
O Presidente da Câmara de Ponta Delgada manifestou orgulho pessoal e institucional por ter sido convidado para a cerimónia, saudou todos os membros da comunidade educativa local, com enfoque nos alunos que foram premiados pelo seu mérito, defendendo que a Educação, que tem sido uma aposta clara do Município, deve ser prioridade de todas as entidades públicas.
Sublinhando que as condições da EBI das Capelas não são as melhores, deixou uma palavra de reconhecimento aos docentes, aos alunos e a todos quantos trabalham neste estabelecimento de ensino, “que fazem tanto com tão pouco”.
“Todos os que aqui trabalham merecem os meus sinceros parabéns pelo excelente que conseguem realizar, mesmo com tanto défice de meios ao vosso dispor. Um reconhecimento à dedicação e capacidade de fazer dos professores e alunos” - acentuou.
José Manuel Bolieiro deixou, ainda, uma palavra “muito especial” aos alunos que receberam os prémios de mérito escolar, afirmando ser “preciso muito esforço para chegar mais longe. Sem o esforço próprio não se consegue a excelência. Sinto orgulho em encontrar espaços que promovem o mérito, com esta escola, mesmo sem condições de trabalho”.
Disse, por outro lado, que “não há alunos que conseguem alcançar a excelência sem o conforto da família”, deixando “para uns e para os outros, o meu reconhecimento”.
Recordou que o Orçamento Participativo Escolar de Ponta Delgada 2016/2016 vai ajudar, dentro das suas competências, a dar mais conforto aos alunos, nomeadamente com a criação de cacifos para que os alunos tenham mais comodidade.
Por seu lado, o Presidente do Conselho Executivo da EBI das Capelas, Mariano Pereira, reconheceu o trabalho dos alunos, que “são a melhor oferta que a escola pode ter em dia de aniversário”.