“Ex-Voto” de Ricardo Barros de 27 de outubro a 24 de novembro na Academia das Artes

23 Outubro 2017
Rita Resendes

A instalação artística “Ex-Voto” de Ricardo Barros será inaugurada no dia 27 outubro, sexta-feira, pelas 18h30, na Academia das Artes dos Açores.

Esta exposição, que tem o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada, estará patente, ao público, até ao dia 24 de novembro de 2017, de segunda a sexta-feira, das 13h00 às 18h00 e sábado, das 14h00 às 18h00.

Ricardo Barros, com esta exposição, devolveu “à contemporaneidade a prática ancestral do ex-voto, imprimindo-lhe um cunho de erudição, cruzando as devoções da sua terra de acolhimento e da sua terra natal, ao Senhor Santo Cristo dos Milagres e ao Senhor Bom Jesus de Matosinhos”, refere Paula Cabral, no texto do catálogo.

A obra apresentada narra a odisseia do Estrela-do-mar, uma embarcação de pesca, cujos tripulantes, vendo-se na iminência da morte por naufrágio, encomendam-se à proteção do Ecce Homo, esperando um milagre. Inspirado no livro das preces ao Senhor Santo Cristo dos Milagres, sustentado ainda pelos pungentes registos impressionistas de Raul Brandão n’ Os Pescadores, e tendo por base os rostos de pescadores oriundos de Rabo de Peixe e da Lagoa, o artista compôs uma obra que vai muito para além de uma homenagem aos homens do mar”, adianta Paula Cabral.

A obra é considerada pelo artista como inacabada e é composta por vários painéis: “um ex-voto de grande escala, oferecido ao Ecce Homo, uma cruz iluminada, integrando imagens simbólicas das fases do naufrágio, bem como dos rostos e preces dos pescadores, sublevando-os à condição de heróis do mar; um memorial constituído pelos rostos dos pescadores e respetivos testemunhos; um enigmático obelisco de grandes dimensões (um memento mori?); o Estrela-do-mar miniaturizado à escala de uma chalandra; e um ex-voto do século XVIII”.