Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Câmara homenageia todos os elementos da marinha portuguesa que contribuíram na defesa de Ponta Delgada

Câmara homenageia todos os elementos da marinha portuguesa que contribuíram na defesa de Ponta De...
08 Setembro 2017
Rita Resendes

A Câmara Municipal de Ponta Delgada homenageou, hoje, todos os homens e mulheres da Marinha que serviram nas Corvetas das classes João Coutinho e Baptista de Andrade, desde a primeira comissão nos Açores, em novembro de 1975.

Esta cerimónia de homenagem contou com o descerramento de uma placa que, segundo o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, “enriquece Ponta Delgada e este espaço histórico com conhecimento, ao mesmo tempo que faz uma justa homenagem às Corvetas Portuguesas”.

A nossa referência marítima faz parte da nossa identidade. É por isso um orgulho, em nome do Município, poder despertar a curiosidade daqueles que nos visitam e agradecer e reconhecer quem muito contribuiu na defesa de Ponta Delgada e dos Açores”, adiantou José Manuel Bolieiro.

O Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante António Silva Ribeiro, também esteve presente nesta cerimónia e aproveitou a ocasião para referir que: “É para nós uma grande honra assistir a este gesto da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que homenageia esta frota da nossa marinha, pelo que fez por Ponta Delgada e pelos Açores”.

As Corvetas da Marinha portuguesa, denominadas Corvetas portuguesas, iniciaram a sua missão na Região Autónoma dos Açores, em novembro de 1975, e desde essa data, asseguram a resposta a incidentes no âmbito da busca e salvamento marítimo (em apoio ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada), contribuem para o exercício da autoridade do Estado no mar nas áreas de soberania e jurisdição nacional, sendo de salientar, também, o apoio prestado às populações, com especial relevo nas situações de catástrofe que possam ocorrer na Região.

Estando a vida útil destes navios perto do seu fim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu homenagear os elementos da Marinha que servem nestes navios há mais de 4 décadas, prestando valiosos serviços aos açorianos e a Portugal.