Bolieiro expressou “gratidão em nome do Concelho” à Associação de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada

Dia Municipal do Bombeiro
07 Agosto 2017
Rita Resendes

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, este fim-de-semana, nas comemorações do dia Municipal do Bombeiro e do 138º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD), expressou “gratidão em nome do Concelho”.

Para que nada seja esquecido, queremos homenagear e queremos reconhecer quem dá de si antes de pensar em si, é este o motivo da institucionalização do dia municipal do bombeiro” afirmou o Presidente da Autarquia.

José Manuel Bolieiro realçou que “este é um momento de reconhecimento e gratidão municipal a quem dá tanto de si pelo bem da comunidade. «Vida por vida» é o lema desta associação e este é conduta máxima que podemos ter no nosso espírito humanístico”.

O Presidente do maior Município dos Açores também adiantou que “tem de haver um aumento da sensibilidade e dos meios para esta Associação intermunicipal. Temos a responsabilidade de aumentar a capacitação dos bombeiros, para que eles possam enfrentar os novos desafios. Temos de estar unidos e encontrar maneira de racionalizar os meios entre a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, a Proteção Civil Regional e as Câmaras Municipais”.

O Autarca terminou a sua intervenção referindo que “a população precisa de estar informada sobre o que estes bombeiros voluntários fazem, não só em caso de calamidade, mas também a nível da prevenção. É preciso mostrar a capacidade que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada tem de gerir o seu histórico e adaptar-se aos novos desafios. Tenho confiança na capacidade de cada um. Obrigado por tudo o que fazem. A gratidão fica na nossa memória”.

Já o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, Alberto Leça, centrou o seu discurso na missão desta instituição: “Somos soldados da paz, trabalhamos para o bem da humanidade e temos à nossa responsabilidade, diariamente, 83.000 pessoas, fora aquelas, que nos visitam”.

Há muito que fazer na nossa Associação e dentro da nossa própria terra. Temos de continuar a nossa caminhada de forma firme e de pés bem assentes na terra”, adiantou o responsável por esta associação intermunicipal.

Alberto Leça ainda salientou “todo o apoio que a Câmara Municipal de Ponta Delgada tem dado à nossa Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, que vai deste a doação de instrumentos à charanga, à entrega de materiais necessários para intervenções no quartel”.

Ainda durante o seu discurso no 138º aniversário da AHBVPD, Alberto Leça deixou uma mensagem de motivação: “Somos a maior Associação de Bombeiros Voluntários nos Açores e queremos ser a melhor da região e até do País”.

Estas comemorações começaram no sábado com uma cerimónia evocativa do Dia Municipal do Bombeiro, que se assinala a 5 de agosto e contou com os seguintes momentos: o hastear da Bandeira da AHBVPD, em frente à fachada do Edifício da Autarquia; a deposição de uma coroa de flores no Cemitério de São Joaquim para uma homenagem aos bombeiros falecidos e uma homenagem, a título póstumo, ao Bombeiro Bruno Furtado, no Quartel de Ponta Delgada.

No domingo, 6 de agosto, no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada assinalou-se mais um aniversário centenário desta importante associação.