Celebrar o aniversário da freguesia do Livramento é celebrar a maneira de viver e de estar do seu povo

13 Dezembro 2016

O Vereador Pedro Furtado, em representação do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, esteve presente nas comemorações do 178º aniversário da freguesia do Livramento, que decorreu este domingo na sede da Junta local.

Na sua intervenção, o Vereador que detém o pelouro das freguesias, fez questão de salientar que “celebrar a maneira de viver e de estar do seu povo , naquilo que o distingue dos demais. Mas celebrar um aniversário é também viver com dignidade e honra o presente e perspetivar o futuro”.

“Hoje lembramos-nos que esta freguesia do Livramento conta já com a vetusta idade de 178 anos. 178 anos contados a partir da data de 11 de Dezembro de 1838 em que o Livramento adquiriu o estatuto de freguesia depois do seu desmembramento da Freguesia de São Roque.” - acentuou.
Pedro Furtado adiantou que “celebrar um aniversário é celebrar o presente e o passado. É celebrar um passado de acontecimentos, de factos marcantes e de pessoas que contribuíram para a construção de uma comunidade com valores, com tradições e com costumes próprios, dotada de uma consciência coletiva e de pertença a um loca definido.”

Neste sentido, disse que Autarquia sente-se honrada com o convite que recebeu para estar presente na celebração do aniversário da freguesia do Livramento, destacando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Presidente da Junta, Luís Cordeiro, que, em conjunto com a sua equipa, “tem estado à altura das exigências e das responsabilidades que uma freguesia com a história de 178 confere aos seus responsáveis políticas atuais.”

Numa altura em que, por todo o país se celebrava, no último fim de semana, os 40 anos do Poder Local, Pedro Furtado aproveitou a oportunidade para dizer que “se existe alguma lição destes 40 anos de democracia em Portugal é que o Poder Local tem sido o garante de uma maior participação cívica dos cidadãos e que estes continuam a rever-se com as políticas e os autores políticos locais”.

Defendendo o reforço das competências e atribuições das autarquias locais, o Vereador Pedro Furtado defendeu que a descentralização de competências tem de ser acompanhada das devidas contrapartidas financeiras, porque, caso contrário, “é um processo condenado à partida”.

“Pensar que os autarcas de freguesia podem continuar a fazer cada vez mais com menos é uma utopia que não moraliza a política nem respeita aqueles que democraticamente procuram dar o seu melhor em prol das populações que representam” - acentuou.

Segundo o Vereador, “para o Município de Ponta Delgada a coesão territorial faz-se com a participação ativa das suas freguesias no processo de administração e no processo de decisão política de gestão do território. Fazemos das nossas freguesias parceiros ativos de desenvolvimento”.

Recordou que, desde 2014, o Município de Ponta Delgada já transferiu para as 24 Juntas mais de 4,2 milhões euros e, em 2017, irá transferir mais um 1,5 milhões de euros. No final do mandato, o executivo presidido por José Manuel Bolieiro, terá transferido uma verba superior a 5,7 milhões de euros para as freguesias do concelho.

Pedro Furtado finalizou a sua intervenção dizendo que no Livramento “também o Poder Local pelo caminho trilhado e por tudo aquilo que aspira fazer em benefício dos seus cidadãos . Um bem hajam a todos parabéns mais uma vez.”

Ponta Delgada, 13 de dezembro de 2016