Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada lamenta o falecimento da antiga Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal

09 Julho 2024

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, recebeu com profunda tristeza a notícia da morte da antiga Procuradora-Geral da República, Joana Marques Vidal, que desempenhou um importante papel na sociedade portuguesa.
Na área da Justiça, Joana Marques Vidal, destacou-se como Procuradora-Geral da República, entre 2012 e 2018, tendo sido a primeira mulher nomeada para o exercício destas funções em Portugal.
Joana Marques Vidal desempenhou funções no Gabinete do Ministério Público junto do Tribunal Constitucional, até se jubilar como Procuradora-Geral-Adjunta.
A sua ligação a Ponta Delgada remonta aos anos de 2004 a 2007, onde desempenhou funções de Auditora Jurídica do Ministro da República para a Região Autónoma dos Açores e, em acumulação, como representante do Ministério Público na Secção Regional dos Açores do Tribunal de Contas e Coordenadora do Ministério Público na Jurisdição de Família e Menores na Região Autónoma dos Açores.
Joana Marques Vidal foi a primeira mulher a presidir à Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, entre 2007 e 2012, demonstrando o seu compromisso com a defesa dos direitos das vítimas e promoção da justiça social.
Em outubro de 2018, foi agraciada pelo Presidente da República Portuguesa com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Cristo.
A última visita à Câmara Municipal de Ponta Delgada foi efetuada a 5 de dezembro de 2023 para apresentar a obra “Determinação e Desenvolvimento da Ideia do Direito ou síntese da Vida Jurídica”, de Francisco Machado Faria e Maia.
Aos familiares e amigos de Joana Marques Vidal, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada envia as mais sentidas condolências.