Projeto “Livros no Jardim Antero de Quental” apresentado hoje

30 Junho 2017
CMPD

O projeto “Livros no Jardim Antero de Quental” foi hoje apresentado e, segundo o Presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, visa expressar o sentido literário de uma das mais marcantes figuras de Ponta Delgada, além de outros nomes marcantes da literatura açoriana.
Trata-se de uma parceria entre o Município de Ponta Delgada e o Grupo Nova Gráfica, sendo o projeto da autoria do criativo Luís Rego, que foi apresentada numa conferência de imprensa, no Jardim Antero de Quental.
José Manuel Bolieiro adiantou que o projeto em questão tem, ainda, como objetivo preservar a memória e o legado de Antero de Quental.
A Câmara já criou o Dia Municipal de Antero e pretende, agora, promover mais eventos para perpetuar a memória de um dos maiores poetas pensadores portugueses de todos os tempos, nascido em Ponta Delgada.
“Livros no Jardim” é um projeto educativo e literário que vai retratar “heróis” da nossa identidade cultural, que pretende, por outro lado, incentivar à leitura.
José Manuel Bolieiro aproveitou a oportunidade para apelar ao respeito pelo património público, dizendo que o seu executivo vai trabalhar até ao último dia do mandato, mesmo em ano de eleições.
O projeto em questão propõe a criação de três estátuas com dimensões sobre humanas (2 metros de altura) de três autores açorianos de renome, como Antero de Quental, Natália Correia e Vitorino Nemésio, além da criação de livros Tora e do primeiro livro feito numa árvore.
Esta parceria pretende, também, dinamizar o Jardim Antero de Quental como espaço cultural e de convite à leitura, tendo como público alvo residentes e turistas.
Na mesma conferência, foi apresentada a Festa do Livro dos Açores vai decorrer de 14 a 23 de Julho nas Portas da Cidade, em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, integrando o programa municipal das Noites de Verão.
Trata-se de uma organização da Publiçor, através das “Letras Lavadas”, cujo objetivo é a animação cultural da Festa do Livro, através da disponibilização de artistas locais, com os necessários meios técnicos e humanos de amplificação sonora.
A “Festa do Livro dos Açores” vai funcionar diariamente, nas datas acima referidas, entre as 15h00 e as 23h00, nas Portas da Cidade, em parceria logística com a Câmara Municipal de Ponta Delgada e com a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta ros Delgada.
O evento de livre acesso ao público em geral inclui uma mostra de livros de temática ou autoria açorianas e um programa de animação sócio-cultural em colaboração com as câmaras municipais da ilha de São Miguel.
A mostra de livros destina-se a expor e a comercializar publicações editadas por entidades públicas, privadas e particulares.
Desta forma, a organização convida todas as instituições públicas, editoras privadas e autores com edições próprias a disponibilizarem as suas publicações para exposição e venda, em igualdade de circunstâncias, na Festa do Livro dos Açores.