Câmara aumenta apoio ao Walk&Talk em mais de 50% porque Ponta Delgada foi a cidade embrionária do festival há sete anos

02 Junho 2017
CMPD

O Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Bolieiro, afirmou esta quinta-feira à noite, que Ponta Delgada foi a cidade embrionária do Festival Walk&Talk, há sete anos e que esta manifestação criativa já se estendeu a outros concelhos e à ilha Terceira, o que levou a Autarquia a aumentar o respetivo apoio financeiro.

José Manuel Bolieiro afirmou que, este ano, o apoio da Câmara ao festival é de 18.500 euros, enquanto em 2016 foi de 11.000 euros, um aumento muito superior a 50%.
O Presidente da Câmara adiantou que o reforço do apoio financeiro ao Festival Walk&Talk, ao qual se junta um significativo apoio logístico, tem a ver com o facto deste se ter consolidado e ter tido uma grande aceitação por parte da população em geral.
Além do mais, José Manuel Bolieiro sublinhou que esta manifestação criativa pode também permitir uma procura turística.
Por seu lado, Jesse James, da Direção Artística do Walk&Talk, agradeceu todo o apoio financeiro e logístico da Câmara de Ponta Delgada, desde a primeira hora, sem o que não teria sido possível chegar à sétima edição deste festival que já criou raízes e chama artistas regionais, nacionais e internacionais.

Segundo Jesse James, sem a Câmara de Ponta Delgada, que foi sempre uma entidade facilitadora, não teria sido possível chegar à sétima edição do Walk&Talk.

O Walk&Talk tem início a 14 de julho, em Ponta Delgada e vai contar com a participação de 70 artistas ligados a projetos inovadores. O último dia do festival será a 27 de julho.
A nova galeria Walk & Talk situa-se no número 16 da Rua d’Água, no centro do Quarteirão. Neste espaço, a organização pretende ocupar os espaços de antigas lojas e outros estabelecimentos comerciais com exposições, oficinas e atividades temáticas.
O designer Miguel Flor coordena, pelo quarto ano consecutivo, a residência de artesanato, a DJ e editora Sonja é responsável pelo programa musical e Diana Marincu é a responsável pela exposição coletiva na Galeria Walk & Talk.
Por outro lado, o programa de artes visuais integra exposições individuais de Carla Cabanas, João Paulo Serafim e Sandra Rocha, na Galeria Fonseca Macedo. Em residências de criação estarão Gonçalo Preto, Maya Saraiva, Paulina Valente Pimentel e Francisca Emanuel.
Além da coreógrafa e bailarina Vânia Rovisco, estarão presentes os artistas convidados para o Circuito de Arte Pública com curadoria dos KWY, são os Benandsebastian, Teresa Braula Reis, Marc Clintberg, Tomaz Hipólito, Ricardo Jacinto, Atelier JQTS, Russel Maltz, Akane Moriyama, Edgar Pires e Spy, aos quais se vão juntar os dois vencedores do Open Call ‘Projetos’.
Na edição deste ano, estarão representados, além dos artistas regionais e nacionais, outros provenientes do Japão, Inglaterra, Dinamarca, Estados Unidos da América, Espanha e Canadá. O objetivo é apostar na arquitetura, design, artesanato, entre outras formas de expressão.
O Walk&Talk é uma plataforma que surge para incentivar a criação artística, em diálogo permanente com o território, a cultura e a comunidade açoriana, trazendo, anualmente, artes visuais às artes performativas, passando pela arquitetura, design, música ou vídeo. Foi fundado em 2011 e é membro da Europe for Festivals, Festivals for Europe.
Refira-se que, entre 29 de setembro e 6 de outubro, o Walk&Talk estará na ilha Terceira.