Apresentação do concurso de fotografia “Significar a Cidade”

31 Maio 2017
CMPD

É já no próximo dia 6 de junho que vai ser apresentado, no auditório do Centro Municipal de Cultura, pelas 11h00, o Concurso de Fotografia “Significar a Cidade”, que surge no âmbito de um protocolo firmado entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA)

Na apresentação estarão presentes o Presidente da Autarquia, José Manuel Bolieiro, e o Presidente da AFAA, Jorge Kol Carvalho.
“Significar a Cidade” é um Concurso de Fotografia organizado pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores e patrocinado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada com gestão operacional do Coliseu Micaelense.
O objetivo fundamental do concurso é o de projetar no seu todo a Cidade de Ponta Delgada, através do registo fotográfico, nomeadamente a sua génese a partir da via marginal que se inicia em Santa Clara e termina na Calheta e o seu desenvolvimento através de sucessivas coroas circulares, sempre apoiadas naqueles dois extremos, através das quais assistimos ao correr do tempo, às diferentes épocas de construção da Cidade, refletidas nos diversos tipos de ocupação e sistema construtivo, da casa de um piso de porta e janela, à torre do Solmar, ou à sua crescente densificação culminada com a Avenida D. João III.
Visa, ainda projetar a estruturação de Ponta Delgada consoante as diferentes épocas e respetivas produções, a sua frágil industrialização iniciada no século XIX, e a sua decadência, e o atual abandono do centro histórico pela procura de falsos rumos de modernidade e o seu renascer com gente nova no movimento do “Quarteirão”.
Paralelamente, o concurso em apreço também pretende divulgar a relação da cidade com o mar, de onde chegavam piratas e mau tempo que impunham as costas voltadas ao sul, ou a progressiva descoberta de novas relações, onde o abraço intempestivo deixa cicatrizes ou em gestos acolhedores encontra uma forte e desejável relação, e que a leitura atenta do olhar do fotógrafo, acolhe e perpétua vivências, saberes, convivências entre o passado e o futuro, que o espaço público acolhe, vivencia, encerra e significa no dia, a dia, por onde tudo passa e se projeta.
A cidade é isto tudo, que cada fotógrafo estudará e registará, garantindo as suas leituras que sistematizará no conjunto de cinco fotografias.
Na seleção a expor, os seis melhores conjuntos, num total de trinta fotografias.
O espaço de exposição no coração da Cidade, hoje centro, que já foi limite, “As Portas da Cidade”.
Do Regulamento do Concurso, ressalva-se que pode ser apresentado um máximo de dois conjuntos de cinco fotografias por autor e fotografias tiradas obrigatoriamente do ano em curso, 2017.
O prazo limite de entrega dos trabalhos 15 de Agosto de 2017, estando a inauguração da exposição agendada para 1 de setembro do não em curso.
Refira-se que os prémios são de 300 euros, 200 euros e 100 euros para, respetivamente, o primeiro, segundo e terceiro classificados, a que acresce o valor de 100 euros a quem ficar no primeiro lugar, se for sócio efetivo da AFAA.
No âmbito do centésimo aniversário do Coliseu e do décimo aniversário da AFAA, o presente Concurso de Fotografia torna-se na efeméride um momento cultural importante que comemora também a Cidade, lhe empresta significado, e que só foi possível graças ao envolvimento e apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.