Câmara de Ponta Delgada assinala Dia Internacional da Mulher com testemunhos de mulheres imigrantes e assumiu compromisso de lutar pela igualdade

diaintrenacionaldamulher03
08 Março 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinalou, esta tarde, o Dia Internacional da Mulher com cinco testemunhos de mulheres imigrantes, numa sessão em que o Presidente vincou o compromisso de lutar pela igualdade.
Pedro Nascimento Cabral afirmou que a Câmara Municipal é “líder exemplar” na  promoção da igualdade entre todos os cidadãos e da não discriminação sob qualquer forma. A estratégia da autarquia é, acrescentou, “genuína e está plasmada no nosso Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação, assumindo a igualdade e a não discriminação como valores fundamentais”.
“É importante reconhecermos que todos os cidadãos, sobretudo aqueles com responsabilidade política, como é o nosso caso, têm um papel primordial no desafio da luta pela igualdade”, lembrou, alertando para a necessidade de assegurar que o Dia Internacional da Mulher seja todos os dias.
Para o autarca, é “atual e continua a fazer todo o sentido assinalar o Dia Internacional da Mulher enquanto continuar a haver injustiça social, enquanto continuarem a existir maior privilégios e maiores salários para os cargos ocupados pelos homens, em comparação com as mulheres a exercerem as mesmas funções, enquanto as mulheres continuarem a ser discriminadas no seu papel de mães no mercado de trabalho, enquanto as mulheres forem consideradas cidadãos de segunda em qualquer ponto do mundo, enquanto os poderes públicos tiverem que recorrer ao sistema de quotas para que as mulheres possam fazer parte das decisões políticas”.
Uma ideia corroborada pela Vereadora do Desenvolvimento Social, Cristina do Canto Tavares, que reconhece o progresso em matéria de igualdade de género, mas diz ainda há um longo caminho a percorrer.
A sessão desta tarde foi organizada em parceria com a AIPA e teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho revestida com linguagens da simbologia feminina, como a poesia e a música e o testemunho feminino na primeira voz. Uma sessão que sublinhou a importância de se celebrar a data em plena consonância com os princípios das Nações Unidas de cumprir com a função histórica e cultural de “celebrar as conquistas das mulheres provenientes dos mais diversos contextos étnicos, culturais, socioeconómicos e políticos”, e também, com a função social de chamar a atenção para o facto “de apesar de todos os avanços relativos aos direitos das mulheres, ainda, nenhum país atingiu a igualdade plena entre os géneros”.
Foi celebrada a multiculturalidade e a integração, ao homenagear as mulheres da imigração, que escolheram Ponta Delgada e a ilha de São Miguel como sua segunda terra natal, aqui vivendo, estudando e contribuindo para a força de trabalho da Região.
“Elas são exemplo de integração, refletindo o modo  como a nossa comunidade respeita a diversidade cultural, mas são, também, embaixadoras da sua cultura mãe, preservando as suas tradições e os seus valores em equilíbrio com a sua vivência açoriana”, sustentou o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Cristina Borges, Presidente da AIPA – Associação dos Imigrantes nos Açores, afirmou que a contribuição da imigração é inquestionável no nosso país e que há uma evolução muito positiva na presença das mulheres imigrantes, defendendo a necessidade de assegurar o acesso à saúde, ao trabalho e à educação de quem escolheu viver em Portugal.
Num painel dedicado ao tema “O Papel da Mulher perante a Diversidade Sociocultural” intervieram Susan Turbey - Estados Unidos, Natacha Zagoruy - Ucrânia , Eleonora Duarte – Brasil, Alimatú Silá - Guiné Bissau  e Myriam Noguera – Colômbia.
A sessão contou com a presença, entre outras entidades, da Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Margarida Pais; do Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), Gualter Furtado; do Presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, José Maria Pereira Rego; da Tesoureira da Junta de Freguesia de São Pedro, Sandra Sousa; da deputada municipal do Bloco de Esquerda Evelina Ferreira; da Gestora da APAV Açores, Sílvia Branco; da Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Ponta Delgada, Raquel Rebelo; de Sara Alves da Cresaçor; da  Diretora Técnica do Centro Paroquial de São José, Vitória Botelho Furtado; e da  Psicóloga júnior do Centro Paroquial de São José, Joana Moniz.
A sessão foi abrilhantada por Natália Silva (Piano) e Natália Zhilkina (Violino). Também houve um momento de poesia por Eleonora Duarte.