Cristina do Canto Tavares enaltece papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social

doencamachado01
04 Março 2023

A Vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, enalteceu, hoje, o mérito do papel das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
“A vossa intervenção junto dos que mais necessitam é fundamental para que nós, poderes públicos, possamos agir com maior sensibilidade e equidade a favor da inclusão, valorizando o vosso trabalho e os vossos pontos de vista na tomada de decisões públicas que correspondam da forma mais cabal à nossa realidade social”, sustentou, ciente, também, das “necessidades e das dificuldades” das IPSS.
Neste sentido, a autarca, que falava na sessão de abertura do Seminário “Equidade - Iluminar o RARO”, promovido pela Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph (AAADMJ), em parceria com a Universidade dos Açores (UAc), lembrou que a  Câmara Municipal de Ponta Delgada tem este ano destinada a maior verba do seu Plano de Atividades e Orçamento às questões sociais: é a maior verba do Plano de 2023 e a maior dos orçamentos anteriores.
Com efeito, foi reforçado o envelope de apoio financeiro às IPSS, aumentando o apoio anual para 3.500 euros e os apoios a candidaturas a projetos para 15 mil euros e, ainda, introduzindo uma nova modalidade destinada a obras de beneficiação e conservação de instalações propriedade destas instituições no valor de 15 mil euros.
Também foi incluída uma majoração de 15% dos apoios às instituições de solidariedade social que trabalhem na Estratégia Local de Combate à Pobreza.
Medidas que “não se devem apenas à atual conjuntura: são o resultado do diálogo que mantemos com as nossas IPSS”, explicou a Vereadora, reiterando a disponibilidade para o diálogo e para a cooperação.
Cristina do Canto Tavares felicitou a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph e a UAc pela realização do seminário que visou assinalar o Dia Mundial das Doenças Raras e que “sinaliza, alerta e reforça, claramente, a necessidade constante de sensibilização do público em geral para com esta doença que, sendo originária da ilha das Flores, deve ser alvo da atenção de todos, seja na Região, seja no País”.
A edil também apontou a necessidade de olhar para quem vive com essa doença rara, bem como dos seus familiares e cuidadores.
“É de facto fundamental promover a equidade no tratamento, a equidade na investigação, a equidade de direitos, a equidade de acesso a políticas de mitigação do sofrimento de quem sofre e de quem lida com doentes com doença rara. É, ainda, tanto ou mais importante, a equidade quando se trata do acesso à partilha dos conhecimentos e melhores práticas das organizações de cúpula que lidam com estas doenças, em qualquer parte do mundo, e no nosso caso dos Açores”, defendeu.
Cristina do Canto Tavares expressou os votos de felicidades no “valioso” trabalho de consciencialização realizado pela AAADMJ e deixou uma mensagem de esperança aos doentes de Machado-Joseph e suas famílias.