Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Pedro Nascimento Cabral exige mais segurança em Ponta Delgada

Pedro Nascimento Cabral exige mais segurança em Ponta Delgada
06 Fevereiro 2023

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, exigiu esta manhã mais segurança em Ponta Delgada.
O autarca, que falava na sequência de uma reunião de trabalho com o Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, afirmou ser necessário e urgente combater os fenómenos de criminalidade associados ao consumo e tráfico de droga, exigindo do Governo da República e do Ministério da Administração Interna o reforço de agentes da Policia  de Segurança Pública.
“É inaceitável existirem situações de consumo e tráfico de droga em zonas residenciais e junto a escolas”, apontou o Presidente, manifestando total compreensão para com os cidadãos que se revoltam com este cenário.
“Apelo a que o Ministro da Administração Interna olhe para Ponta Delgada e para os seus problemas e exerça a sua responsabilidade, reforçando o número de agentes da PSP, mantendo a esquadra de Ponta Delgada aberta durante a noite e alterando a lei para reforçar o sentimento de segurança da população”, sustentou, lembrando ser uma obrigação da República manter a ordem e a segurança no espaço público.
“O Governo da República tem a obrigação de atender às especificidades da Região Autónoma dos Açores, tendo em conta a nossa realidade arquipelágica”, acrescentando que, no contexto de Ponta Delgada, “dúvidas não subsistem que um trabalho mais eficiente e dissuasor de comportamentos que possam constituir ilícitos criminais obriga a um reforço de efetivos da Polícia de Segurança Pública”.
Pedro Nascimento Cabral faz questão de salientar que “é inadmissível, por exemplo, que a esquadra principal de Ponta Delgada funcione com a porta fechada, durante a noite, provocando um sentimento de insegurança da população, que reclama e exige um reforço do policiamento de proximidade em diversas zonas da cidade e do concelho de Ponta Delgada".
“Se o Ministro não tiver competência para ultrapassar esta situação deverá apresentar a sua demissão”, arguiu o Presidente do Município, que está a avançar com os procedimentos para reforçar a Polícia Municipal com 15 postos de trabalho da carreira de agente da Polícia Municipal.
Para Pedro Nascimento Cabral a pobreza e exclusão social é uma “matéria delicada”, sobre a qual urge refletir e atuar, não sendo esta matéria alheia também a determinados fenómenos de tráfico e consumo das ditas “drogas sintéticas” que tem arrastado muitos cidadãos para um autêntico submundo de destruição de vidas humanas, com  enorme prejuízo para a nossa sociedade.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada aproveitou o encontro para salientar o empenho do Governo Regional no que diz respeito à habitação, registando que na última semana foram lançados dois importantes empreendimentos nas freguesias de Santa Clara e São Vicente Ferreira, num investimento de mais de um milhão de euros.
Artur Lima, por seu turno, afirmou a disponibilidade de cooperação com a Câmara Municipal de Ponta Delgada no que respeita à habitação e mostrou-se preocupado com a questão dos sem-abrigo em Ponta Delgada. No seu entender, esta tem uma dimensão multifatorial que importa perceber e atuar, acrescentando que o executivo regional investe um milhão de euros, por ano, para apoiar os sem abrigo do concelho de Ponta Delgada.
Depois de reunir com o Presidente da Câmara Municipal, parceiro fundamental, o Vice-Presidente quer ouvir as IPSS e as forças de segurança para tentar mitigar o problema de exclusão social em Ponta Delgada.