Câmara realiza formação de sensibilização ambiental no âmbito do programa Bandeira Azul 2023

03 Fevereiro 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada realizou uma formação de sensibilização ambiental, subjugada ao tema "Separar para o Ambiente Ajudar".
Uma iniciativa que surge inserida no Programa Bandeira Azul 2023 e que teve como público-alvo 30 utentes do programa de reabilitação psicossocial da valência residencial da Casa de Saúde da Ilha de São Miguel - Instituto S. João de Deus.
Esta formação foi a primeira atividade de educação ambiental que decorreu este ano e consistiu em identificar e potenciar as práticas de triagem/separação de resíduos urbanos, com o objetivo de aumentar a percentagem de resíduos aptos para a reciclagem.
Desta forma, pretende-se desviar os resíduos passíveis de valorização material da eliminação, ou seja, levar esses resíduos a ter uma “nova vida” e não serem depositados em aterro.
Sendo que este ano o tema a trabalhar é a "Geodiversidade", esta formação também centrou-se na sensibilização dos formandos para a importância da adoção de boas práticas ambientais e preservação o meio ambiente.
Esta atividade para além da vertente teórica, teve uma componente prática para aplicação das regras básicas de separação dos resíduos, com o intuito dos utentes aplicarem o procedimento no seu quotidiano, contribuindo assim para um Concelho/mundo melhor.