Câmara Municipal arranca com a instalação de 12 desfibriladores em Ponta Delgada

desfibrilador01
desfibrilador04
23 Janeiro 2023

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, instalou, hoje, os primeiros três de um conjunto total de doze desfibriladores externos automáticos (DAE) que passarão a estar disponíveis em espaços públicos e recintos desportivos do concelho, ao longo deste ano.

“A instalação destes equipamentos vem precisamente ao encontro daquilo que a Câmara Municipal de Ponta Delgada entende como prioridade na sua atuação: trazer mais e melhor qualidade de vida aos seus cidadãos e, neste caso concreto, trabalhar para proteger vidas”, começou por referir o autarca, após o simulacro que teve lugar na Avenida Infante D. Henrique, junto à esquadra da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Ponta Delgada.

“Os três DAE estão instalados aqui, junto à esquadra da PSP, nas imediações do Clube Naval de Ponta Delgada, e junto aos Sanitários Públicos da Avenida Roberto Ivens, no Campo de São Francisco. Para além disso, adquiriremos outros nove desfibriladores que serão distribuídos por complexos e recintos desportivos do concelho”, ressalvou Pedro Nascimento Cabral, enaltecendo o importante papel que tanto a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD), como a Polícia Municipal assumirão doravante.

“A existência de um destes aparelhos [DAE] pode fazer toda a diferença no salvamento de uma vida e, por isso, contamos com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada e também com a Polícia Municipal, a quem será dada formação certificada para operar com estes equipamentos”, indicou o autarca, lançando o repto aos munícipes para que participem do ciclo de formações de Suporte Básico de Vida e utilização de desfibriladores automáticos externos, por pessoal não médico (SBV-DAE) que a Câmara Municipal de Ponta Delgada estará a promover em breve.

Na ocasião, o presidente da Direção da AHBVPD elogiou a iniciativa do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, quem considera ser “um amigo dos Bombeiros de Ponta Delgada e um autarca consciente da importância e História da instituição”.

Como disse João Paulo Medeiros, “queremos uma cidade saudável, atenta, disponível para os cidadãos e estes aparelhos que aqui estão podem fazer toda a diferença, até porque não há um bombeiro em cada esquina”.

Os desfibriladores externos automáticos, refira-se, encontram-se alojados em cabines que podem ser abertas por qualquer cidadão, após o premir do botão nela instalado para contacto direto com uma central de emergência. Confirmando-se um cenário de paragem cardíaca, a pessoa que acionou o socorro terá acesso ao DEA e, nesse entretanto, serão chamadas ao local as habituais equipas de salvamento.

O critério de distribuição dos 12 desfibriladores cardíacos teve em conta fatores como a afluência ao local onde foram instalados e a frequência de utilização dos recintos desportivos, bem como a respetiva proximidade com outras infraestruturas, serviços ou espaços públicos que, dada a sua natureza e vocação, são amplamente procurados e utilizados pela população.

O “Galpão” da Praia do Pópulo Pequena, localizado na freguesia do Livramento - que recebe torneios de Vólei e Ténis de Praia, mas também banhistas durante todo o ano - é bem o reflexo dessa lógica de instalação de desfibriladores externos automáticos em Ponta Delgada. Nessa mesma linha, o Pavilhão Multiusos de São Vicente Ferreira, que é contíguo à Casa do Povo e à Junta de Freguesia, estará também equipado com um desfibrilador.

O Campo de Jogos do Outeiro, na freguesia dos Arrifes, o Pavilhão de Candelária, na Candelária, a sede da Associação Aikido dos Açores, no Livramento, e o Pavilhão da Fajã de Baixo receberão também um DEA.

Na costa norte do concelho, serão igualmente instalados desfibriladores no Pavilhão Multiusos dos Remédios, na freguesia dos Remédios, no Campo de Jogos das Figueiras e no Pavilhão Multiusos de Santo António, ambos localizados na freguesia de Santo António.

Em caso de paragem cardiorespiratória, um desfibrilador pode restaurar o ritmo normal do coração através de uma forte descarga elétrica de curta duração, desde que se atue rapidamente sobre a situação.