Câmara Municipal de Ponta Delgada congratula Solidaried’arte pela dupla distinção a nível nacional

13 Janeiro 2023

Os projetos “Mercearia Solidária e Comunitária” e “Bem Que Me Quero”, desenvolvidos pela associação Solideriad’Arte em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada, foram premiados a nível nacional.

A “Mercearia Solidária e Comunitária”, inaugurada em outubro de 2022 no bairro de Santo António, localizado na freguesia do Livramento, foi distinguida no âmbito do Programa Vinci Para a Cidadania.

Ainda em fase-piloto, este projeto tem como principal missão criar um espaço livre de preconceitos, onde cidadãos em situação vulnerável podem adquirir bens de primeira necessidade a preços reduzidos ou através da troca de géneros.

Com o valor deste prémio, no montante de 18 mil euros, a associação vai adquirir um equipamento de frio bem como produtos para a mercearia.

Este programa resulta de um compromisso por parte de várias empresas do grupo VINCI em Portugal em ter um papel ativo na sociedade.

A Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, mostrou-se “muito satisfeita com o sucesso do projeto” e fez ainda questão de sublinhar o “tremendo orgulho” que tem em fazer parte do mesmo.

“Assim que a oportunidade surgiu, abraçamos de imediato a iniciativa. Esta é uma causa nobre que reflete os valores que alicerçam esta associação. Obrigada por elevarem o nosso município e mostrarem o que de melhor aqui se constrói”, enfatizou a autarca responsável pela tutela da Ação Social.

Cristina do Canto Tavares reforçou ainda que “não basta ter reconhecimento a nível nacional, o futuro do projeto depende de cada um de nós. É preciso continuar a apoiá-lo, fazendo, por exemplo, doações de bens alimentares, roupas, brinquedos ou material escolar”.

Já o projeto “Bem Que Me Quero” foi galardoado com o Prémio BPI Fundação ‘La Caixa’ Infância, no montante de 19 mil euros, que tem como objetivo apoiar iniciativas destinadas a romper o círculo da pobreza de crianças e adolescentes.

Através de teatro de fantoches e histórias, este projeto procura promover hábitos de vida saudáveis e de prevenção em relação a comportamentos de risco associados às dependências.

Cristina do Canto Tavares descreveu o trabalho da Solidaried’Arte como “excecional” e capaz de “deixar uma marcar positiva” na história de vida de muitas famílias.

“Os frutos do trabalho desta extraordinária associação falam por si e estão à vista. A atribuição destes prémios é o reconhecimento do seu esforço e empenho. Ponta Delgada está e vai continuar ao lado de projetos humanos, que façam das pessoas a sua prioridade número um”, reforçou a autarca.

A Solidaried’Arte é uma associação de solidariedade social que procura a integração social através da arte e da cultura, mas também a mobilização de recursos entre os cidadãos de forma a permitir igualdade de oportunidades.