Espaço verde e parque infantil inaugurados esta sexta-feira na Praceta da Autonomia Constitucional no Paim

20 Dezembro 2016

É já na próxima sexta-feira, 23 de dezembro, pelas 11h00, que a Câmara Municipal de Ponta Delgada inaugura o parque infantil adaptado, ginásio ao ar livre e zona verde, na Praceta da Autonomia Constitucional, na zona do Paim, freguesia de São Miguel.

Este novo espaço, cujo projeto é da autoria da Arquiteta Paisagista Clara Neto e Sousa, foi apresentado e aprovado pela população no âmbito do Orçamento Participativo (OP) de 2015, estando orçado em 50.000 euros.

A Praceta da Autonomia Constitucional foi escolhida para a construção do projeto em causa por se apresentar como o local mais mais adequado do loteamento do Paim para dar resposta às ambições dos respetivos proponentes, garantido não apenas o conforto, como a desejável separação das vias com maior tráfego rodoviário.
O espaço verde, de traçado ortogonal, procura criar uma boa rede de acessos pedonais que interligam os diferentes espaços de recreio infantil e de fitness ao ar livre com a envolvente.

De resto, a arborização confere um melhor enquadramento paisagístico, pelas caraterísticas ornamentais das espécies plantadas, permitindo, futuramente, a criação de zonas de ensombramento para maior conforto nos meses mais quentes do ano.

Nesse mesmo projeto, foi tida em conta a diversidade de utilização para as diferentes faixas etárias, com equipamento adaptado a crianças com mobilidade reduzida (acessível a cadeira de rodas), uma unidade de recreio com escorrega e baloiços para crianças com maior mobilidade e bancos com pedaleiras para que os adultos possam praticar exercício físico enquanto esperam pelos filhos, além de uma gama alargada de equipamentos de fitness.

Na Praceta da Autonomia Constitucional existem vários equipamentos para a prática de desporto, como barras paralelas, barras de equilíbrio, escada em suspensão, prancha de abdominais, barras para flexões, conjunto de lombares e abdominais, salto de barreiras, banco Coimbra com pedais e jogo de cintura, bem como um bebedouro.

Ponta Delgada, 20 de dezembro de 2016