“Estamos focados na afirmação de Ponta Delgada como cidade e concelho sustentável”

apavt02
apavt05
apavt07
08 Dezembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, reiterou hoje “o foco na afirmação de Ponta Delgada como cidade e concelho sustentável”.
Numa altura em que fazer mais e melhor não é, por vezes, o suficiente, o autarca afirmou estar “a trabalhar na estratégia de diferenciação de Ponta Delgada dos restantes destinos”, por via da “sustentabilidade, da inovação e da conservação da nossa identidade”.
Declarações proferidas na Sessão de Abertura do 47.º Congresso da APAVT  (Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo) 2022, na qual o Presidente do Município reconheceu que “dada a sua importância estratégica, como cidade fundamental para o país, mas também como cidade Atlântica, Ponta Delgada tem de estar preparada para uma pressão urbanística, social e turística crescentes”.
Pedro Nascimento Cabral complementou que, com efeito, “estão a ser criadas alternativas para uma cidade verdadeiramente acessível a todos, na acessibilidade e na mobilidade, possibilitando o acesso eficaz e eficiente ao comércio, aos serviços, ao património e à sua contemplação, fomentando, também, o turismo inclusivo” e sem descurar a cultura.
Para o edil, a mobilização cultural é essencial ao setor do turismo e o facto de Ponta Delgada estar no topo dos melhores municípios para viver, visitar e fazer negócios e ser considerado município mais hospitaleiro do país valida a estratégia que tem sido seguida. De registar o facto de em pouco mais de um ano terem voltado a crescer o número de licenciamentos para alojamentos locais e para construção de novos hotéis.
Mas, “entre o que temos alcançado sobrepõe-se agora a incerteza da instabilidade económica” que “requer de todos nós a persistência de um plano e de muitos planos de ação”, concluiu, apelando ao “fazer”.
Esta é a quarta vez na história da Associação Portuguesa das Agências de Viagem e Turismo que Ponta Delgada recebe aquele que é considerado o principal fórum de debate turístico nacional: o Congresso Nacional da APAVT.
O evento decorre até domingo, em Ponta Delgada, com o apoio da Câmara Municipal, para quem o Turismo “é uma das grandes prioridades”.
A Sessão de Abertura do evento, esta tarde, contou com a presença, entre outros, do Presidente do Governo Regional dos Açores, do Presidente da APAVT, da Secretária Regional do Turismo, do Secretário de Estado do Turismo, do Presidente da Confederação do Turismo de Portugal e do Secretário Regional do Turismo da Madeira.
O momento foi abrilhantado por Pedro Abrunhosa.