Cristina Canto Tavares insta a sociedade açoriana a acreditar na competência das mulheres para cargos de liderança

08 Dezembro 2022

A Vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada Cristina Canto Tavares desafiou, esta quarta-feira, as organizações profissionais e desportivas açorianas a acreditarem nas mulheres com valor comprovado e a apostarem mais nelas para cargos cimeiros e de liderança.

“O desafio que a Câmara Municipal de Ponta Delgada lança, tanto às organizações desportivas, como a todas as entidades que compõem os tecidos social, económico e cultural açorianos, é que tenham a coragem de colocar mais mulheres nos lugares de decisão. Se forem tão competentes, ou melhores a liderar, por que não?”, exortou a autarca, deixando a questão para reflexão.

O repto foi lançado na Cimeira de Peritos em Liderança Global e Anti-Corrupção no Desporto e num painel dedicado ao tema “Liderança Feminina no Desporto”, que decorreu na sede da Associação de Futebol de Ponta Delgada, por iniciativa da Sport Integrity Global Alliance (Aliança Global de Integridade no Desporto).

“Diluir as fronteiras do preconceito e do estereótipo feminino, é efetivamente um desafio difícil, mas a humanidade tem de continuar a trilhar caminho nesse sentido. Esse é, aliás, o caminho para a verdadeira humanidade, para a verdadeira integridade – como é apanágio e onde também radicam os objetivos e valores da Sport Integrity Global Alliance”, advogou Cristina Canto Tavares.

E na ótica do Município de Ponta Delgada “não há como falar sobre integridade no desporto, sem se entender e promover a igualdade de género como algo justo e necessário”, prosseguiu a Vereadora Executiva, asseverando: “há ainda que criar o merecido e devido espaço para que todas as mulheres possam ir ‘a jogo’ - assim tem de ser no desporto, como em todos os capítulos da vida em sociedade”.

Cristina Canto Tavares deu, por isso, nota que, para fazer face a este “problema global”, a Câmara de Ponta Delgada tem em marcha o Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, instrumento estratégico que está já “a permitir implementar medidas para prevenir e corrigir as desvantagens das mulheres no mercado de trabalho e, também para isso, promover a sua maior participação política e cívica”.

“É claro que a autarquia está orgulhosa das suas muitas equipas femininas que integram modalidades que, não há muito tempo, eram exclusivas do sexo masculino – como é bom exemplo o futsal – e do excelente trabalho feito pelos clubes de futebol da Região, que, nos escalões de formação, passaram a contemplar realidades mistas. Mas sonhamos e desejamos mais para as mulheres”, declarou a Vereadora Executiva, que, do elenco camarário, tutela o pelouro do Desenvolvimento Social.

“Não foi por acaso que, a 8 de março deste ano, Dia Internacional da Mulher, o Município fez questão de homenagear 20 mulheres que se distinguiram no desporto. Ponta Delgada está apostada em preconizar a mudança, em fomentar o debate sobre a disparidade de género e quer mais mulheres líderes capazes de inspirar outras mulheres a prosseguirem os seus objetivos de carreira”, vincou, elogiando o propósito da cimeira organizada pela Sport Integrity Global Alliance e a respetiva dedicação em torno da promoção da integridade e transparência no desporto.