Ponta Delgada enche-se de música para celebrar Dia das Montras e inaugurar o Mercadinho de Natal

06 Dezembro 2022

Esta quinta-feira, como forma de assinalar o tradicional Dia das Montras e o feriado da Imaculada Conceição, diversas ruas do centro histórico de Ponta Delgada receberão mais de uma dezena de concertos e espetáculos itinerantes, havendo ainda lugar à inauguração do Mercadinho de Natal, no Lado Sul do Largo da Igreja da Matriz, pelas 19h30.

O programa cultural desenhado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada contempla ainda várias atividades lúdicas destinadas às crianças, que poderão visitar a Casa do Pai Natal, no Lado Norte do Largo da Igreja da Matriz, patinar na Pista de Gelo “PDL On Ice”, no Campo de São Francisco, ou divertir-se com pinturas faciais e modelagem de balões, pula-pulas, mascotes e passeios em carruagem de cavalo, por vários pontos do coração da cidade.

No mesmo feriado, serão a Enf’in Tuna, a Associação Tradições, a Fandangafarra e o projeto Back To The Funk a protagonizar quatro espetáculos musicais itinerantes, que percorrerão as principais ruas da baixa citadina.

O dia reserva igualmente uma Eucaristia e Procissão em Honra de Nossa Senhora da Conceição que contará com a participação da Banda Filarmónica de Nossa Senhora dos Remédios da Bretanha (às 17h00, na Igreja da Matriz) e um Concerto de Natal por parte do Coral de São José (a partir das 18h30, na Igreja de São José).

Entretanto, os espetáculos musicais prosseguem com os concertos de Manuel Moniz (às 20h00, na rua Diário dos Açores), de João Moniz (às 20h30, na rua do Pedro Homem), de Clayton (às 20h30, no Jardim Padre Sena Freitas), de Mirco Lieber (às 20h30, na Escadaria da Ermida de Santa Luzia), de Pedro Silva & Convidado (às 21h00, na rua do Aljube) e da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada (às 21h30, na Praça do Município).

Sobre o Mercadinho de Natal, refira-se, vai estar aberto até ao próximo dia 22 de dezembro, funcionando de segunda a sexta-feira, das 12h00 às 18h30, aos sábados, das 10h00 às 13h30 e das 14h00 às 19h30, e aos domingos, entre as 14h00 às 19h30. O espaço apresentará 14 quiosques onde poderão ser adquiridos produtos artesanais, prendas personalizadas e também os tradicionais doces e iguarias natalícias.

Este ano, o Mercadinho de Natal conta com a participação de nove Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), nomeadamente da Associação Alternativa, da Casa de Saúde de São Miguel, do Centro de Apoio Integrado ao Idoso dos Mosteiros e Livramento, da Associação de Promoção e Desenvolvimento de Santa Bárbara, da Associação Norte Crescente, da Associação de Surdos da Ilha de São Miguel, da ACAPO - Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal, do Projeto de Inclusão Social “Casa Manaias” e da Cresaçor- Cooperativa Regional de Economia Solidária.

Também voltará a contar com a presença de duas artesãs micaelenses, mais especificamente de Maria Dinora Martins e Helena Silva.

Nesta próxima quinta-feira, destaque ainda para o tradicional Concurso do Dia das Montras, organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, que irá eleger a melhor montra do Natal de 2022.

O Programa de Natal da Câmara Municipal de Ponta Delgada pode, entretanto, ser consultado na totalidade através do seguinte link: www.bit.ly/PDLNatal2022.