Reverse Vending Machine já está em funcionamento no Parque da Madruga

_mg_3549
_mg_3564
02 Dezembro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada já reativou a da máquina de recolha de embalagens não reutilizáveis de bebidas, que foi deslocada do Mercado da Graça para o parque de estacionamento da Madruga.

O Vice-Presidente do Município, Pedro Furtado, fez questão de ir testemunhar o correto funcionamento da Reverse Vending Machine (RVM) e adiantou que “esta operação que se inicia, hoje, acabou por envolver um trabalho logístico de criação de raiz de uma cabine, por parte dos funcionários camarários, devido à impossibilidade desta máquina funcionar no exterior”.

Agora, com todas as condições necessárias reunidas a RVM estará trabalhar de segunda a sexta-feira das 11h00 às 17h00 e aos sábados das 8h00 às 13h00.

No local estará um funcionário em permanência e o seu horário pretende dar resposta a “todos os interessados em utilizar este serviço, para que o façam com a maior facilidade e comodidade. Com esta máquina prevê-se que os quantitativos recolhidos se mantenham ou até aumentem, já que este tipo de recolha contabiliza para as percentagens da separação do Concelho de Ponta Delgada, que atualmente estão nos 26% ”, referiu o responsável autárquico.

Tendo em conta que o Município pretende aumentar o seu quantitativo de separação, o Vice- Presidente adiantou que “já estão a preparar a instalação da RVM em São Vicente Ferreira, para começar a funcionar na próxima semana, e esperamos ter até ao final do ano mais uma nos Mosteiros”.

As RVM têm um limite de 1.400 embalagens e estão a ser, também, orientadas condições para que estas máquinas sejam, periodicamente, despejadas com vista a estarem, permanentemente, em funcionamento, dando assim resposta à grande procura.