CMPD vai disponibilizar meio milhão de euros para Programa Municipal de Apoio ao Arrendamento

01 Dezembro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada vai avançar, no próximo ano, com a criação de um Programa Municipal de Arrendamento que vai permitir auxiliar várias famílias do concelho, anunciou, esta quinta-feira, a Vereadora Cristina Canto Tavares.

“O nosso propósito é sempre o de promover maior justiça e equilíbrio social no nosso município, procurando apoiar os segmentos mais fragilizados da população. A grande obra da Câmara Municipal de Ponta Delgada em 2023 será a obra humana”, reforçou a autarca.

Cristina Canto Tavares que falava na sessão de abertura do Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, realizado pela primeira vez nos Açores, ressalva que “este apoio terá uma verba de meio milhão de euros, estando ainda previsto uma majoração de 15% para os agregados familiares com pessoas portadoras de deficiência, vítimas de violência doméstica, famílias monoparentais, jovens até aos 35 anos, e idosos com idade igual ou superior a 65 anos”.

A criação deste apoio vem na sequência do reforço da verba para a área do Desenvolvimento Social, presente no Orçamento do Município para 2023, que visa fazer das pessoas a “principal missão” e dar as ferramentas necessárias para combater um “futuro económico ainda indecifrável” devido à guerra na Ucrânia, frisa a autarca.

Entretanto, Cristina Canto Tavares congratulou a Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação pela escolha da “nossa doce Ponta Delgada” para realização deste “grande evento” e fez questão de deixar uma palavra de “profunda gratidão” a todos os enfermeiros.
“Estou grata pela forma como têm cuidado de todas as pessoas com necessidades especiais, ao longo do seu ciclo de vida, e em todos os contextos da prática de cuidados, num respeito irrepreensível pelo regulamento e ética que plasma as suas próprias competências”.

Apoiado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada , a edição de 2022 deste congresso teve como tema “Promover a Sustentabilidade” e contou com a participação (presencial e virtual) de mais de 600 participantes.
A autarca mostrou confiança nos painéis, afirmando que acredita que estes “vão conduzir a importantes conclusões” sobre a adaptação correta de recursos, a pacientes que procuram autonomia e uma vida mais saudável e amiga do ambiente.
Por partilhar os mesmo princípios de inclusão e sustentabilidade social, o município vai inaugurar, esta sexta-feira, o primeiro Balcão da Inclusão nos Açores, um gesto simbólico na véspera do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.