“Encanto e tradição nos Presépios de Lapinha” em exposição na Casa Museu José da Costa Franco

29 Novembro 2022

A Casa Museu José da Costa Franco vai acolher no próximo dia 7 de dezembro a exposição "Encanto e tradição nos Presépios de Lapinha".
Esta é uma iniciativa da Entidade Formadora da Escola Básica Integrada de Capelas, que estará patente, neste espaço municipal, até 6 de janeiro de 2023.
A mostra é constituída por 22 presépios elaborados na formação “Construção de presépios de Lapinha”, entre 2021 e 2022, e dinamizada pelo formador António Barreto, um artesão reconhecido ao nível nacional e internacional.
Esta exposição procura não só divulgar e valorizar os trabalhos realizados pelos formandos, como também contribuir para perpetuar esta arte secular, tão característica dos Açores, em particular da ilha de São Miguel.
Os presépios de lapinha representam tanto o nascimento de Jesus Cristo, como a Sagrada Família e têm por base cenários bíblicos e quotidianos, incluindo procissões e/ou romarias.
Quanto às características representativas destes presépios tradicionais, cujo surgimento data o século XVI, estes têm na sua decoração e embelezamento conchas do mar, plantas, flores secas, musgo e pequenas figuras de cerâmica construídas a partir da técnica de molde (antigamente eram feitas por “bonecreiros” e pintadas à mão), que depois são protegidas em redomas ou caixas de vidro, devido à sua fragilidade.
Esta exposição poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h30.