Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Pedro Nascimento Cabral lança reflexão sobre o estado da profissão de Engenheiro

Pedro Nascimento Cabral lança reflexão sobre o estado da profissão de Engenheiro
2022_11_26_hugo_moreira_web__m1_7954
2022_11_26_hugo_moreira_web_hm1_2451
2022_11_26_hugo_moreira_web_hm1_2583
2022_11_26_hugo_moreira_web_hm1_2680
2022_11_26_hugo_moreira_web__m1_8129
2022_11_26_hugo_moreira_web_hm1_2830
2022_11_26_hugo_moreira_web_hm2_0015
2022_11_26_hugo_moreira_web_hm2_0043
26 Novembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, lançou  a reflexão sobre o estado da profissão de Engenheiro, “que traz consigo várias especialidades que se revestem de primordial importância”.
O autarca, que falava esta tarde na Sessão Solene das Comemorações do Dia Nacional do Engenheiro 2022, chamou a atenção para o facto de a frequência nas licenciaturas na área da engenharia estar a registar um decréscimo assinalável e para o facto de que “as autarquias têm vindo a debater-se com dificuldades em manter na função pública os Engenheiros Civis, dada as condições de progressão na carreira e escalões remuneratórios que lhe está associada”.
O Presidente do Município afirmou estar perante “uma muito preocupante falta de quadros de engenharia civil” e alertou para as “as consequências negativas no planeamento e na execução de diversos investimentos públicos”, com evidente enfoque nos programas de desenvolvimento contemplados no Plano de Recuperação e Resiliência ou no Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, mais conhecido como “1.º Direito”.
É, por isso,  defendeu,“imperativo promover políticas que levam a melhores condições salariais, entre outros benefícios, para cativar esta importantíssima profissão para uma carreira verdadeiramente digna na Administração Pública”.
Perante a situação económica atual, marcada pelo aumento da inflação e pela subida das taxas de juro no crédito à habitação, Pedro Nascimento Cabral assumiu “o compromisso e o desafio de encontrar o melhor equilíbrio entre a implementação de políticas que têm de responder às necessidades sociais emergentes e aquelas que se destinam ao investimento em construção de infraestruturas tão indispensáveis ao nosso progresso”.
Neste sentido, entre outras medidas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada constituiu recentemente um Grupo de Ação Local com o objetivo de avançar com um plano de Economia Circular ao nível do Urbanismo e Construção Civil.
O Dia Nacional do Engenheiro 2022 foi comemorado pela primeira vez na “doce cidade de Ponta Delgada”.
Estas são as maiores comemorações e o mais importante evento institucional da Ordem dos Engenheiros Portugueses que celebra, também, o seu 86.º aniversário e os seus 153 anos enquanto associação profissional em Portugal.
Um motivo de orgulho para Ponta Delgada, como expressou o Presidente Pedro Nascimento Cabral, endereçando a todos os presentes os votos de muitos sucessos profissionais e profissionais.
Na sessão solene participaram diversas entidades, entre as quais o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro; o Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos; e a Presidente do Conselho Diretivo da Região Açores, Teresa Soares Costa.
Foi proclamado o novo Membro Honorário, a Universidade dos Açores, e foram entregues as Medalhas de Prata e de Ouro a Paulo Moniz e Luís Todo Bom, respetivamente.
Também foram entregues os diplomas aos novos Membros Conselheiros, aos novos Membros Especialistas e dos 50 Anos de Inscrição na Ordem dos Engenheiros. Procedeu-se ainda à entrega do “Prémio Melhor Estágio 2022”.
A sessão foi encerrada pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia.