Passar para o Conteúdo Principal Top
Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada
Câmara Municipal de Ponta Delgada Porta de Futuro
  • facebook
  • youtube
  • instagram
  • twitter
Hoje
Máx C
Mín C

Livro e documentário sobre o Havai apresentados em Ponta Delgada

Livro e documentário sobre o Havai apresentados em Ponta Delgada
livro04
livro01
livro02
25 Novembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, participou, ontem, no lançamento do livro "Mandem saudades", de Mário Augusto, e exibição do documentário "Portugueses no Hawaii", com apresentação de José Maria Lopes de Araújo.

O evento decorreu no Auditório do Centro Cívico e Cultural de Santa Clara.

O livro e o documentário contam a história dos portugueses, especialmente provenientes dos Açores e da Madeira, que fizeram a longa rota de emigração para o arquipélago do Havai, localizado no meio do Oceano Pacifico, do final do século XIX até 1913.

Durante esse período, cerca de 27 mil portugueses embarcaram nesta aventura à procura de melhores condições de vida, trabalhando nos campos de canas-de-açúcar, café, batata doce e fruta.

A presença e as tradições portuguesas, algumas delas com origem nos Açores, são ainda hoje visíveis no quotidiano da sociedade havaiana, com a existência de instituições como a Portuguese Association of Maui, a Irmandade do Espírito Santo de Punchbowl ou a Portuguese Genealogical & Historical Society of Hawaii.

Reside atualmente no estado norte-americano do Havai uma considerável comunidade de descendentes açorianos, que ainda preserva as suas tradições na gastronomia, com o sweet bread e as hawaiian malasadas, ou na religiosidade, com o culto ao Divino Espírito Santo.

Ponta Delgada e Kaua'i (Hawai) são geminadas há precisamente quatro anos. O acordo de geminação surge em 2018, no ano em que decorreram as comemorações do 140º aniversário da chegada dos primeiros emigrantes portugueses ao Estado do Hawai, importante destino da emigração açoriana na segunda metade do século XIX.

A ilha de Kaua’i foi um dos destinos da emigração açoriana também proveniente da ilha de São Miguel, do que resultam cumplicidades culturais que podem ser potenciadas nos planos social e económico.