Presidente da Câmara do Funchal destaca investimento de empresários madeirenses na cidade de Ponta Delgada

25 Novembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou, esta quinta-feira, o atrativo e favorável clima de investimento em Ponta Delgada, desde logo, expresso pelos “muitos madeirenses” que estão atualmente a investir e a desenvolver negócios na cidade.

“Assistimos a muitos empresários a investirem em Ponta Delgada e na ilha de São Miguel. Com muita periodicidade desloco-me aqui e tem sido importante perceber as preocupações comuns destas duas cidades, muito semelhantes por estarem viradas para o turismo”, referiu Pedro Calado, à saída de uma reunião com o Presidente do Munícipio, Pedro Nascimento Cabral, que teve lugar na Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Não obstante “a excelente relação”, o autarca madeirense considerou ainda haver margem para ambos os municípios aprofundarem as suas ligações comerciais e institucionais e, nesse seguimento, articularem formas de agir sobre os “desafios comuns”, enquanto potenciam novas trajetórias de crescimento económico e social.

A intenção manifestada pelo congénere madeirense é acompanhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que pretende, “à semelhança do Funchal, criar novos paradigmas de atratividade do turismo”, sem hipotecar a lógica de “sustentabilidade ambiental” que pontua a estratégia do atual executivo camarário.

Tanto Pedro Calado, como Pedro Nascimento Cabral, criticaram as transferências da República para as autarquias, considerando que o Orçamento de Estado para 2023 é de “estagnação” e que fragiliza as políticas de descentralização de ambos os municípios, num ano que trará dificuldades por força das crises inflacionista e energética.