Sérgio Rezendes reforça disponibilidade do Município para mais colaborações com os Museus de Marinha e do Ar

24 Novembro 2022

A Exposição Itinerante Comemorativa do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul foi inaugurada, hoje, no Aeroporto João Paulo II e contou com a presença do Vereador que tutela a área da Cultura e da Educação, Sérgio Rezendes.

Durante esta celebração do mais notável feito aeronáutico português, o Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada não poupou elogios a esta iniciativa do Museu do Ar, em parceria com a Marinha Portuguesa e Força Aérea Portuguesa, à qual a Autarquia fez questão de se associar e apoiar.

Na ocasião, Sérgio Rezendes não só partilhou algumas das suas pesquisas relacionadas com a temática, que estará patente até 5 de dezembro, como também expressou “a disponibilidade do Município em realizar mais exposições deste género, pelas 24 freguesias do Concelho”.

O responsável autárquico ainda destacou o papel dos Açores nas viagens aéreas e ofereceu a todos os presentes dois livros, que retratam esta relevância: “100 anos de Aviação nos Açores” e “Atas do Colóquio Os Açores: escala da Primeira Travessia Aérea Transatlântica (1919-2019)”.

Na inauguração desta exposição itinerante, o Diretor do Museu de Marinha, Comodoro Croca Favinha deu as boas-vindas a todos, realizou uma pequena apresentação da exposição e agradeceu o apoio da Câmara de Ponta Delgada.

Por outro lado, o Diretor do Arquivo Histórico da Força Aérea e representante da Força Aérea Portuguesa e do Museu do Ar, Coronel António Caixeiro, salientou a importância da colaboração do Município e procedeu a uma visita guiada por toda a exposição/viagem.

Esta viagem foi concretizada em 1922 pelos oficiais da Marinha Portuguesa, o Comandante Artur Sacadura Freire Cabral e o Almirante Carlos Viegas Gago Coutinho.

A aventura teve início em Lisboa a 30 de março de 1922 e foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro ficando para sempre imortalizada, tanto por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul, como pela utilização de um método inovador de navegação aérea desenvolvido pelos portugueses.

Realça-se que este foi um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal, para a Marinha e para a Força Aérea e por isso foi realizada esta exposição, que está a percorrer o país, dando a conhecer melhor a história desta 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul.