Pista de Gelo e Mercadinho de Natal são pontos altos da programação do Município de Ponta Delgada para a quadra natalícia

14 Novembro 2022

A programação de Natal do Município de Ponta Delgada foi apresentada, esta manhã, em conferência de imprensa pelo Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, e terá como pontos altos a Pista de Gelo e o Mercadinho de Natal.
Pedro Nascimento Cabral, que falava no Salão Nobre dos Paços do Concelho, reiterou a aposta da Câmara Municipal em dinamizar o centro histórico da cidade e torná-lo mais atrativo para quem vive e para quem visita Ponta Delgada, incentivando às compras no comércio tradicional.
“Queremos afirmar Ponta Delgada como um destino turístico de Natal”, sustentou o autarca, lembrando que estas medidas são importantes para esbater a sazonalidade turística.
Para o Presidente do Município, investir na iluminação e na programação de Natal “é investir na economia do concelho” e na sua divulgação nos contextos regional, nacional e até internacional.
Assim, a pensar nas famílias, a autarquia este ano apostou numa Pista de Gelo. A PDL on Ice, com 200 m2, será instalada no Campo de São Francisco, no interior de uma tenda, garantindo um espaço confortável e seguro para a promoção de agradáveis momentos de lazer. Vai funcionar de 1 de dezembro a 8 de janeiro, sendo a sua utilização gratuita (mediante a apresentação de bilhete, que serão distribuídos nos balcões da Câmara Municipal de Ponta Delgada e em estabelecimentos de restauração e comerciais do concelho). Também os alunos das escolas do 1.º ciclo do concelho de Ponta Delgada vão ser convidados a visitar a pista de gelo.
Destaque também para o Concerto de Natal a 4 de dezembro no Coliseu Micaelense pela Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e o artista nacional Rui Drumond.
A Casa do Pai Natal vai abrir a 18 de novembro, no largo sul da Igreja Matriz, podendo ser visitada até 24 de dezembro. O objetivo é presentear os mais novos com a magia do Natal e promover a dinamização da baixa da cidade, que este ano vai ter um Mercadinho de Natal.
O Mercadinho de Natal vai funcionar de 8 a 22 de dezembro, no largo sul da Igreja Matriz, constituindo-se como uma excelente oportunidade para todos os que procuram encontrar um presente para oferecer este Natal. Neste local vai ser possível encontrar prendas personalizadas, artesanais ou encontrar os sabores dos doces natalícios.
Também está prevista animação itinerante e animação infantil durante esta quadra e concertos tendo como palco as ruas, jardins, praças, igrejas e escadarias da cidade. Não vai faltar a música ambiente e o entusiasmo de mascotes. As famílias podem contar com pula-pula e pinturas faciais e modelagem de balões para as crianças, bem como com passeios de carruagem de cavalos e comboio de natal gratuitos.
O vasto programa inclui, ainda, uma exposição de carros clássicos e vai assinalar o Dia da Imaculada Conceição e Dia das Montras (8 de dezembro).
A 10 de dezembro, a cidade acolhe a 58.ª Corrida de São Silvestre. Aquela que é a maior prova de atletismo dos Açores e a segunda mais antiga de Portugal vai percorrer as ruas da cidade a partir das 18h30, contando com a participação de muitos atletas nacionais.
O programa também inclui uma série de concertos e exposições pelas freguesias, seguindo a política municipal de descentralização da cultura e animação.

Shuttle e isenção do pagamento de parquímetros
À semelhança do ano passado, vai haver um serviço de shuttle entre os parques de estacionamento (Santa Catarina, Madruga, D. Manuel I, São Francisco Xavier e Pinheiros) e o centro histórico aos sábados e feriados entre as 10h00 e as 20h00.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada volta a isentar o pagamento de parquímetros aos sábados durante o mês de dezembro e a oferecer uma hora de estacionamento durante a semana nos parques cobertos (Castilho, São João e Avenida), mediante o comprovativo de uma compra no valor mínimo de 10 euros, em comércio e/ou restauração.