Milhares de luzes iluminam o Natal de Ponta Delgada

11 Novembro 2022

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada (CMPD), Pedro Nascimento Cabral, e os demais membros do executivo camarário inauguraram, esta sexta-feira, nas Portas da Cidade, a iluminação decorativa do centro histórico do concelho que brindará todos aqueles que o visitarem com milhares de luzes de Natal de tecnologia LED, até ao próximo dia 6 de janeiro.

A inauguração da iluminação natalícia visa fomentar o espírito natalício junto da população, assumindo-se como mais um investimento da autarquia para impulsionar o comércio tradicional e incentivar as compras na baixa citadina.

“Com estas luzes que inauguramos hoje, damos um salto importante para prolongarmos esta época, indo ao encontro das justas aspirações dos nossos comerciantes e fazendo com que Ponta Delgada tenha uma vida própria este Natal” afirmou o autarca, após a inauguração da iluminação.

O momento inaugural foi abrilhantado com um concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada e contou ainda com a participação de mais de 80 crianças da rede municipal de ATL que entoaram cânticos natalícios, puderam passear de charrete e doaram brinquedos e bens alimentares que reverterão a favor de famílias carenciadas, emprestando um primeiro gesto exemplar e solidário à presente quadra natalícia.

Os jardins, praças e principais ruas da baixa citadina voltam a mostrar-se iluminados e decorados com elementos alusivos à época, dos quais se destacam cordões de luz, cortinas de luz, árvores iluminadas e decoradas, gambiarras com pendões, grinaldas verdes com luzes e fitas vermelhas, anjos iluminados, bolas 3D e estrelas luminosas. Entretanto, este ano, a Árvore de Natal, que surge tradicionalmente iluminada no passeio sul da Avenida Infante D. Henrique, apresenta 15 metros de altura e 7 metros de diâmetro.

“O Natal é solidariedade, entreajuda e amor e, nesse quadro, o que nós pretendemos é trazer, novamente, dinamismo ao centro histórico para que haja uma ambiência mais convidativa à realização de compras nos seus espaços comerciais e de restauração”, reforçou o Presidente do Município em declarações aos órgãos de comunicação social presentes, partilhando a convicção de que no “processo contínuo de termos uma cidade dinâmica, moderna e aberta, não só para os que nela vivem como para os que a visitam, a iluminação de natal também se configura como um cartaz fundamental” para essa mesma projeção e vivência.

O período de funcionamento da iluminação decorativa de Natal, refira-se, respeitará as recomendações horárias que vierem a ser apresentadas pela Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores (AMRAA).

As luzes LED que estão a ser utilizadas na iluminação de Natal de Ponta Delgada consomem, em média, 90 por cento menos energia que as lâmpadas tradicionais, apresentando igualmente uma longevidade bastante superior e, como tal, um impacto ambiental consideravelmente menor.