Sérgio Rezendes elogia e destaca o trabalho desenvolvido na exposição “Atlântida”

05 Novembro 2022

O Vereador da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, saudou esta quinta-feira, o trabalho “extremamente interessante” das artistas Isabel Silva Melo e Sacha Vorontsova, responsáveis pela nova exposição patente no Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.

Intitulada de “Atlântida”, esta mostra com cerca de 20 esculturas reflete duas visões distintas mas em simbiose, deste lugar mítico descrito ao longo de vários séculos na literatura.

“É com grande gosto e muita honra que acolhemos a vossa exposição. Esta mostra dá destaque ao trabalho em cerâmica e papel reutilizado, que tanto nos diz do ponto de vista patrimonial como ambiental. O tema permite-nos partir à aventura pela nossa tradição, em termos de crenças e mitos à volta dos Açores, ao mesmo tempo que a sua ligação com a Atlântida, remete-nos para o presente cujo património imaterial pode estar em vias de desaparecimento”, refere o autarca.

Durante a cerimónia de inauguração, Sérgio Rezendes, que detém o pelouro da Cultura e Educação, mostrou-se surpreendido com os vários detalhes desta coleção do Coletivo 18, uma vez que, “de um forma figurativa ou realista, o visitante é levado através das cores, das formas e da ligação com a água para uma visão muito intimista dos Açores e da sua relação com o reino perdido da Atlântida. Estes detalhes dão destaque à mística desta exposição”.

Na ocasião, Sacha Vorontsova, a artista responsável pelas esculturas em papel, conta que as suas peças representam “um casamento subaquático na Atlântida, que ocorreu depois de uma grande catástrofe”, personificando assim a “resiliência”, “alegria” e “vontade de viver” deste povo.

Já Isabel Silva Melo, responsável pelas obras em cerâmica, foca-se nos habitantes desta civilização mitológica como “seres que emergem da água”, utilizando a ligação dos açorianos com o mar e lagoas como fonte de inspiração para as suas criações.

A exposição pode ser visitada até 2 de dezembro, na Sala do Forno do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.

O Coletivo 18 tem como objetivo principal de dignificar os artistas portugueses apresentando propostas conjuntas e novos caminhos para o artesanato tradicional e contemporâneo.