Ponta Delgada aprova voto de congratulação pelos 175 anos da Empresa Transporte Marítimo Parece e Machado

04 Novembro 2022

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, aprovou, na sua reunião ordinária, por unanimidade, um voto de congratulação à  empresa Transporte Marítimo Parece Machado Lda. pelo seu 175.º aniversário.
Esta é uma das mais antigas empresas dos Açores, a segunda mais antiga a desenvolver atividade contínua na área dos transportes marítimos. Assinalou, no início de outubro, 175 anos de existência, tendo as principais comemorações decorrido em Ponta Delgada.
O sonho começa com um grupo de cidadãos de Vila Franca do Campo, liderados pela família Parece, que a 8 de outubro de 1847 lançou ao mar o iate “Santo António” para realizar a sua primeira viagem até Santa Maria.
Durante mais de um século, nas ligações de pessoas e bens entre São Miguel e Santa Maria, esta empresa de transporte marítimo foi crescendo em nome e em utilidade, tornando-se numa marca afetiva dos açorianos do Grupo Oriental.
Hoje, tal como no passado, a empresa Transporte Marítimo Parece Machado Lda. mantém-se uma referência nas duas ilhas.
Esta é uma empresa que construiu-se com a condição ilhéu, com o propósito de ligar as ilhas e de colmatar as necessidades das populações.
Tendo em conta o historial factual e emocional, com fortes repercussões socioeconómicas no desenvolvimento das ilhas do Grupo Oriental, a Câmara Municipal de Ponta Delgada aprova, agora, este voto de congratulação.