Cristina Canto Tavares marca presença em conferência conduzida pela paliativista Isabel Galriça Neto

03 Novembro 2022

A Vereadora Cristina Canto Tavares marcou, esta quarta-feira, presença numa palestra conduzida pela médica e escritora Isabel Galriça Neto e promovida pela Associação Seniores de São Miguel.

Falou-se, sem tabus, do estado atual dos cuidados paliativos no país, da necessidade de perceber como avançar nesta área da vulnerabilidade em fim de vida e de como as comunidades compassivas se constituem como a moldura humana na qual estes cuidados de saúde podem florescer.

Isabel Galriça Neto acaba de lançar o livro "Da Ciência, Do Amor e Do Valor da Vida - Relatos e Padrões da Identidade dos Cuidados Paliativos", um relato de quem conhece por dentro a realidade dos cuidados paliativos e pretende, agora, desmistificá-la e discuti-la com a sociedade.

Isabel Galriça Neto, refira-se, é médica desde 1985. Dedica-se aos Cuidados Paliativos (CP) há mais de 25 anos e é diretora da Unidade de CP do Hospital da Luz-Lisboa, docente da Faculdade de Medicina de Lisboa e da Universidade Católica.

Preside à Competência de Medicina Paliativa da Ordem dos Médicos e foi deputada à Assembleia da República durante dez anos. É comendadora da Ordem do Mérito desde 2004.

A sessão desta quarta-feira esteve subordinada ao tema "Com_Vida, São Miguel, Comunidade Compassiva", também nome do projeto de intervenção comunitária que a Associação Seniores de São Miguel pretende lançar nos Açores em articulação com a Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital do Divino Espírito Santo e a Equipa Comunitária de Suporte em Cuidados Paliativos da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel, visando a consciencialização da comunidade para a importância dos cuidados paliativos.